ENTRAR

domingo, 25 de agosto de 2013

Mercado Ribeirinho de Abrantes 2013 no Aquapolis

De 30 de Agosto a 1 de Setembro 2013, o Aquapolis vai ser palco do Mercado Ribeirinho de Abrantes, sob o tema gastronomia tradicional.

O certame, que dinamiza as margens do rio Tejo, inclui cinema ao ar livre, música, folclore, animação infantil, mercado de produtos locais e artesanato, corrida de jangadas, canoagem, pesca e BTT, onde não vão faltar tasquinhas com petiscos e pratos típicos da região. 

Neste evento, as iguarias gastronómicas vão abundar. Confirmada está o Segredo das Tasquinhas, resultado de uma parceria da Junta de Freguesia de Aldeia do Mato com o Hotel Segredos de Vale de Manso. Sob a identidade das freguesias Norte do concelho, esta tasquinha vai apresentar carne de porco no tacho, bacalhau lascado com migas carvoeiras, peixe frito à antiga, enchidos regionais e bolo da Aldeia.   

Já a Associação de Melhoramentos de Tubaral, em representação de Alvega, traz serrabulho, sopas de “verde”, couves com feijão e bacalhau assado, migas de batata com entrecosto frito, também enchidos, semineta, fritos regionais e o delicioso arroz doce.

Do concelho vizinho Constância, mais precisamente de Montalvo chegam-nos as migas de couve, arroz de feijoca, peixe do rio frito, entrecosto grelhado, bucho e outros enchidos, sopa de couve e tigeladas pelas mãos da associação JICA - Juventude Inovadora Com Atitude. Em representação da freguesia anfitriã estará o Café “O Manel”, com iguarias tradicionais do Rossio ao Sul do Tejo.

As tasquinhas funcionarão todos os dias do evento, na margem Sul do Aquapolis, entre as 12h e às 15h e no período do jantar das 18h às 24h.

Para animar as refeições, haverá na sexta-feira, dia 30 de Agosto, uma actuação da Banda Filarmónica da Sociedade de Instrução Musical Rossiense. Mais tarde, cinema ao ar livre com curtas e longas-metragens alusivas à gastronomia, que acontecerá também nas restantes noites do certame. E a terminar o primeiro dia do Mercado Ribeirinho de Abrantes realizar-se-á um live act do Dj Jimmy Switch acompanhado de Vj.

No sábado, as tasquinhas irão dinamizar uma sessão de cozinha ao vivo em que mostrarão alguns dos segredos dos vários lugares de Abrantes na confecção das iguarias tradicionais. Em simultâneo, o Agrupamento de Escuteiros 697 de Rossio ao Sul do Tejo estará a preparar as jangadas para de seguida fazer uma corrida no Tejo. Os mais pequenos poderão contar com um espaço no recinto da festa, onde terão à sua disposição balões e pinturas faciais, que se repete também na tarde de 1 de Setembro. A noite de sábado terminará com o Marco Morgado a interpretar os hits deste Verão.

O domingo vai ser marcado pelas actuações do Rancho Folclórico e Etnográfico de Casais de Revelhos, do Grupo Modinhas, Jogos e Brincadeiras de Casais de Revelhos e d’Os Amiguinhos da Sociedade Recreativa Pró-Casais de Revelhos. No final da tarde, o Dj Tomezine, de Torres Novas, fará um sunset. 

Nos três dias do evento acontecerá também o mercado de produtos locais e artesanato. Os 20 stands serão ocupados por cerca de 25 expositores com vinho, mel, azeite, doçaria tradicional, móveis antigos, retalhos, bijutaria, artigos em origami, pinturas, bolsas em tecidos, entre outras peças.

No panorama desportivo, destaque para a canoagem com a rota das pesqueiras em canoa que ligará Alvega ao Pego, no dia 31 de Agosto. Esta actividade é organizada pela TAGUS e pela Casa do Povo de Alvega. Mais cedo irá iniciar o convívio de pesca, com a colaboração do APA – Amadores de Pesca de Abrantes. E no domingo, a Associação de Cicloturismo e BTT do Fôjo guiará a rota do azeite e do vinho que conta com o apoio dos produtores da região destes dois sectores.

Resultantes da candidatura à Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE - Mercados do Tejo - Rede para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Tejo" e Co-financiados pelo QREN, Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro e União Europeia e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, os Mercados Ribeirinhos passaram pelos concelhos de Constância, Vila Nova da Barquinha e agora Abrantes. Com o objectivo de valorizar a identidade cultural das comunidades que vivem em torno do Tejo, o rio e as suas potencialidades económicas e turísticas, dinamizando as zonas ribeirinhas, estes eventos temáticos voltarão no próximo ano.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version