ENTRAR

sábado, 10 de agosto de 2013

Serpa Quinhentista 2013 Feira Histórica e Tradicional

De 23 a 25 de Agosto 2013 realiza-se a 6ª Edição da Feira Histórica e Tradicional de Serpa. À semelhança de anos anteriores, o espaço tavernas será um dos pontos altos do certame, assim como as nossas bancas de artesãos.

A Feira decorre, entre as 18h e a 1h no centro histórico da cidade, dá especial enfoque ao período do reinado de D. Manuel, monarca que concedeu carta de foral à vila, e insere-se nas Comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino.

Serpa tinha um foral concedido em 1295 pelo rei D. Dinis. Mais tarde, D. Manuel I (1469 – 1521) mandou preparar e concretizar uma vasta e complexa reforma dos forais – documentos régios em que eram regulamentados direitos e deveres dos concelhos face à Coroa e aos senhores –, reforma que durou cerca de duas décadas.

A 28 de Julho de 1513, faz agora cinco séculos, foi concedido à vila de Serpa, povoação com 1277 fogos, um foral de leitura nova, implementado dois anos depois. O documento comprova o crescimento nessa altura das atividades económicas no concelho de Serpa – agricultura, pastorícia, artesanato e comércio –, sendo a vila uma importante praça militar do sistema de defesa da fronteira. 

Em 2013, ao cumprir-se o quinto centenário do foral novo de Serpa, a Câmara Municipal assinala a efeméride com diversas iniciativas e dedica a sua feira Histórica e Tradicional à época manuelina.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version