ENTRAR

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Desfolhada 2013 à moda antiga em Paranhos - Porto

Venha assistir e participar numa Desfolhada à moda antiga, com entradas livre, no dia 21 de Setembro, pelas 21h30 na Quinta de São Romão em Paranhos, perto do Porto.

Trata-se de uma experiência única, que todos deviamos participar uma vez na vida, onde se pretende reavivar os usos e costumes dos nossos antepassados e com o propósito de cumprir e manter uma tradição de âmbito cultural que só dignifica a cultura dos nossos antepassados.

O objetivo do Rancho Folclórico de Paranhos que organiza mais uma desfolhada à moda antiga é mostrar como se fazia no trabalho agrícola de outros tempos.

Da história reza que á noite, á luz das candeias faziam-se grandes desfolhadas e geralmente fazia-se no alpendre da casa do lavrador, e embora possa parecer uma festa, é um trabalho duro e cansativo, tanto para os adultos, homens e mulheres, como para os jovens e as crianças que, por essas aldeias fora, que trabalham no campo, dançavam e cantavam ao som da concertina mas só se ia a convite dos lavradores.

Então as pessoas partiam de casa, todos em conjunto, a cantar, chegavam à eira, sentavam-se e convidavam a cantar" cantavam-se cânticos de improviso, e só na última desfolhada, servia-se a merenda».

Apesar do cansaço as desfolhadas eram sempre motivos de grandes satisfações e alegrias sendo fundamental o aparecimento das espigas de milho rei para manter o entusiasmo de todos é que o feliz achador tem a obrigação de gritar bem alto: - Milho rei! - e o direito de dar uma volta a todos os trabalhadores, distribuindo abraços.

Antigamente, esta era uma oportunidade única para se aproximar fisicamente das raparigas, das namoradas e até das noivas porque, na época, as convenções sociais eram muitas e a vigilância por parte dos pais era muito apertada.”

Estas tradições irão ser "vividas" novamente e a festa não termina sem que assistam às danças e cantares do rancho organizador e de seguida o espaço será dado a um arraial maiato.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version