ENTRAR

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Dia de Bocage em Setúbal 2013 - Programa

Entre os dias 12 e 22, decorrem em Setúbal as comemorações do Dia de Bocage e da Cidade 2013.  O programa, organizado pela Câmara Municipal, com ponto alto no dia 15, feriado municipal, começa a 12, com a reposição do espetáculo “Luísa Todi – O Musical”, às 21h30, no Fórum Municipal. No final, são homenageados os atores Álvaro Félix e Fernando Guerreiro, falecidos recentemente.

No dia 13, às 19h00, é inaugurada a exposição “De Braços Abertos”, uma coletiva de pintura, patente no Espaço das Artes da Casa da Cultura. A mostra, organizada pela Artiset – Associação dos Artistas Plásticos de Setúbal, pode ser visitada de terça a domingo, a partir das 10h00. O espaço encerra à meia-noite de terça a quinta-feira, à 01h00 à sexta-feira e ao sábado e às 20h00 ao domingo.

No mesmo dia, às 14h30, realiza-se um recital de poesia sobre Bocage, no Centro Comunitário de Santa Maria, organizado pela Junta de Freguesia de Santa Maria da Graça. À noite, às 22h30, a poesia de Miguel de Castro proporciona mais um encontro do projeto “Muito cá de casa”, promovido pela Câmara Municipal e pela DDLX, na Galeria de Exposições da Casa da Cultura.

Na véspera do Dia de Bocage e da Cidade, a 14, os Paços do Concelho estão de portas abertas, às 10h00, para receberem, numa visita guiada, interessados em conhecer a história e o funcionamento da Autarquia. As inscrições podem ser feitas através do e-mail sprp@mun-setubal.pt.

Às 11h00, tem início o XXI Open Nacional de Damas Clássicas – Cidade de Setúbal, na Sociedade Musical Capricho Setubalense, organizado pela Associação de Damas de Setúbal.

Ainda no dia 14, às 15h00, é lançado o livro “Cantos do (a)Mar”, de Miguel Passarinho e Sandra Teixeira, na Sala José Afonso, na Casa da Cultura. Este espaço recebe, às 21h30, o concerto “Cantar Bocage”, pelos e-Vox.

Às 17h00, no coreto da Avenida Luísa Todi, a Salsa Setúbal em parceria com a Câmara Municipal, convida a população a aprender salsa.

Pelo décimo quarto ano, a Câmara Municipal, em parceria com o Setúbal na Rede – SNR, Associação para a Cidadania, promove mais uma tertúlia “Eis Bocage… Conversas de Botequim”, às 21h00, na Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense.

O Dia de Bocage e da Cidade, 15 de setembro, começa no Parque Urbano de Albarquel, às 08h00, com a segunda edição da “Regata da Baía do Sado em Banheiras e Insólitos”, corrida de embarcações feitas com materiais reciclados, integrada nos 11.os Jogos do Sado.

As cerimónias protocolares das comemorações bocagianas começam às 09h00, com a cerimónia do hastear da bandeira, na varanda dos Paços do Concelho, seguindo-se uma deposição de flores na estátua do poeta sadino, na Praça de Bocage.

A sessão solene evocativa do Dia de Bocage, da Cidade e do Concelho realiza-se às 09h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a homenagem aos funcionários municipais recentemente aposentados.

A cerimónia conta com as participações de Arsluce – Danças Renascentistas, pelos alunos da EB 2,3 de Azeitão, dos “Metaleiros”, alunos da Casa do Gaiato de Setúbal, e dos alunos do Colégio Adventista de Setúbal.

Às 11h00, a banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense atua no coreto da Avenida Luísa Todi e, meia hora depois, é inaugurada Galeria Municipal do Banco de Portugal, edifício localizado na mesma avenida.

“Tesouros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus” é o título da exposição que abre o mais recente espaço municipal, após a realização de obras de adaptação conduzidas pela Autarquia, exibindo ao público parte do acervo do Museu de Setúbal que inclui o Retábulo da Igreja do Convento de Jesus.

Outra inauguração está marcada para as 15h00, no Bairro da Bela Vista. Trata-se da primeira fase do Núcleo Museológico Urbano “O Museu está na Rua”.

Às 16h00, enquanto decorre mais uma apresentação de “Luísa Todi – O Musical”, no Fórum Municipal, a Sala José Afonso na Casa da Cultura recebe a conferência “Bocage, o Iluminismo e a Revolução Francesa”.

O encontro tem como convidados António Chitas e Álvaro Arranja, investigadores do Centro de Estudos Bocageanos, associação que organiza a iniciativa.

A Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão entrega os prémios do XV Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, numa cerimónia que se realiza às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Bocage volta a ser motivo de encontro com uma leitura encenada sobre o poeta, pelo Teatro Animação de Setúbal, às 21h00, no Pátio do Dimas da Casa da Cultura.

Durante a tarde, entre as 15h00 e as 19h00, a Casa Bocage está aberta ao público, onde pode ser visitado o espólio que retrata a vida e obra do poeta sadino, através de peças de arte e livros do Museu de Setúbal e de documentos da Biblioteca Pública Municipal.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version