ENTRAR

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Feira Afonsina Guimarães 2013 - Programa

De 13 a 15 de setembro a Feira Afonsina em Guimarães, na sua edição de 2013, mantém a linha cronológica das edições anteriores. 

O enquadramento histórico inicia-se com uma reunião da corte em torno de D.ª Teresa, viúva do Conde D. Henrique, que, por ser filha de Castela e estar mais próxima dos interesses da irmã (D.ª Urraca), se une ao fidalgo galego D. Fernão Peres de Trava, antevendo uma união entre o legado de D. Henrique e uma Galiza sob a influência de Castela. 

Esta união provoca as primeiras dissidências em 1122, com a saída dos Senhores de Ribadouro, Maia, entre outros, da corte de D.ª Teresa. Em 1125, surge a notícia que Afonso Henriques é armado cavaleiro em Zamora provocando novos abandonos na corte por parte de fidalgos até então fiéis a D.ª Teresa. 

O Infante (Afonso Henriques) lidera agora uma fação que se considera herdeira do desejo e do projeto pessoal do falecido Conde D. Henrique, de uma progressiva autonomia do Condado Portucalense, por via da conquista a sul, sobre os mouros.

13, 14 E 15 SETEMBRO 2013

GUIMARÃES
ENTRADA LIVRE

ARRAIAL
Zona Envolvente do Castelo de Guimarães
Como forma de proteção e de preparação para as batalhas, os militares juntam-se nas imediações do castelo montando um Arraial. O quotidiano das tropas de D. Afonso Henriques é de intenso treino. Uma série de talentosos artífices acompanha a coluna fornecendo as mais diversas necessidades (armas, roupa, comida, entre outros). Um espaço de ação contínua no qual o visitante poderá encontrar inúmeras possibilidades de participação.

ZONA DE IGUARIAS
Largo dos Laranjais, Rua Condestável Nuno Álvares e Zona Envolvente do Paço dos Duques de Bragança
Um espaço dedicado aos artigos alimentares. Uma mescla de sensações agridoces confecionadas com as mais antigas técnicas de preparação.

ZONA DE MERCADORES
Largo da Oliveira e Praça de S. Tiago
A venda de produtos das mais diversas estirpes, formas e cores será uma constante, transformando este espaço num ambiente de pregões, algazarra e muita agitação.

SEXTA, 13 SETEMBRO 18H30-22H00
SÁBADO, 14 SETEMBRO 10H30-22H00
DOMINGO, 15 SETEMBRO 10H30-22H00

O JARDIM DOS INFANTES
Largo Martins Sarmento
Nos jardins do Largo Martins Sarmento, um espaço pedagógico para os infantes e seus acompanhantes se divertirem com workshops, jogos e brincadeiras medievais e espetáculos de contextualização histórica.

QUELHO DAS DESGRAÇAS
Rua Gravador Molarinho e Rua João Lopes de Faria
(junto ao Arquivo Municipal)
Este é o habitat dos larápios, dos pedintes, das meretrizes, dos loucos e dos empestados. Vivendo em comunidade, são obrigados a interagir pois este é o local onde todos podem sobreviver. A esterqueira, os objetos de tortura, o pequeno altar dos renegados, as padiolas, o carro dos cadáveres, os baldes da água de lavar feridas, entre outros, são elementos fortes deste quadro vivo.

DOÇARIA NO CONVENTO
Convento de Santa Clara
Os mais devotos ao nível religioso dedicavam uma parte do seu tempo na criação de doces “pecados”. Uma mostra de doces de origem secular.

O ESCONDERIJO
Rua de Santa Maria
Naquele canto escondido habita uma família por alguns considerada de loucos… Loucos porque decidiram não crescer e apenas se sentem felizes junto dos mais novos. Neste espaço, estes antigos mestres ensinarão a miúdos e graúdos as técnicas da escrita antiga e ainda lhes contarão as histórias e lendas que aprenderam ao longo da vida!

SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO, 22H00
“AOS OLHOS DE D.ª TERESA”
Zona Envolvente do Castelo de Guimarães
Afonso Henriques havia sido convencido por alguns senhores do norte, e pelo constante clima de insatisfação e revolta sentido nas ruas do condado atribuído a seu pai, a rumar em confronto contra as tropas de sua mãe, D.ª Teresa, de forma a evitar uma regência tutelada por Castela. Com tais notícias, D.ª Teresa vê-se forçada a reunir os seus principais conselheiros e mais fiéis seguidores, procurando encontrar a melhor solução para a crise instalada. Os argumentos a favor de Castela ou a favor do alargamento do condado a sul são muitos e aparentemente incompatíveis. Não parece haver forma de se evitar o conflito.

MOMENTOS DE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
SÁBADO, 14 DE SETEMBRO, 22H00
“OS REFORÇOS DO MESTRE”
Zona Envolvente do Castelo de Guimarães
Quando Afonso Henriques decidiu partir rumo a S. Mamede, apoiado pelas tropas e milícias de alguns senhores do condado, foi alertado pelo seu mestre e aio, Egas Moniz, das dificuldades da batalha. Uma significativa fação do seu corpo militar encontrava-se ainda a sul, a defender as fronteiras do condado da mourama. Afonso decidiu não esperar pelos reforços e foi ao encontro da peleja. Regressado das batalhas a sul, e ainda sem serem contados os mortos ou recuperados os feridos, o batalhão de Egas Moniz é informado das novas e da proximidade de mais um confronto armado. Chegarão estes homens a tempo de apoiar Afonso? Conseguirão estes homens tornar-se os “Reforços do Mestre”?

Os visitantes da Feira Afonsina podem viajar mais longe nos costumes e tradições da época de D. Afonso Henriques, participando em oficinas e workshops. Estas atividades carecem de inscrição prévia no Jardim dos Infantes (Largo Martins Sarmento).

OFICINAS DE TINTURARIA, FELTRAGEM & TECELAGEM
Nestas oficinas procuram-se explorar as técnicas utilizadas para a preparação de alguns tecidos. Nestes momentos, as experiências rondarão algumas técnicas de tinturaria com plantas que darão cor aos materiais. Poderá também feltrar lã de ovelha e transformar uma porção de lã cardada, ou mesmo tecer um pouco de tecido num tear rústico. O material usado será lã ou linho.

A FERRO E FOGO
O centro da atividade centra-se na forja. Os mais diversos metais poderão ser moldados pelo visitante de forma a construir a sua própria lembrança.

“DE ARTE VENANDI CUM AVIBUS”
(A ARTE DE CAÇAR COM AVES)
As aves de rapina foram sempre fiéis companheiras da nobreza nas suas caçadas, sendo criadas e treinadas para o efeito. Neste espaço, o visitante poderá ter contacto com este tipo de aves, bem como aprender algumas curiosidades sobre os espécimes e ainda algumas técnicas de falcoaria.

OFICINAS PARA TODOS
AO SERVIÇO D’AFONSO HENRIQUES
Todos os dias, o visitante terá a possibilidade de trajar e viver segundo o quotidiano militar. As atividades têm abordagens diferentes, desde o treino militar e respetivas patrulhas a outras atividades como o tratamento de animais, a preparação de refeições ou mesmo o fabrico e reparação de armas e vestes.

ALMOÇO / JANTAR NO ACAMPAMENTO
Por marcação um conjunto de pessoas poderá almoçar ou jantar no acampamento militar.

OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE BONECOS
A construção e manipulação de bonecos é uma arte secular. Nestes workshops os participantes poderão ter contacto com estas atividades. Um programa vocacionado para as famílias.

NA PELE DE UM GUERREIRO
Os visitantes poderão passar uma parte do dia com os militares, efetuando as lides destes. Treino, preparação de armamento e atividades de lazer são algumas das valências deste programa.

SEXTA, 13 SETEMBRO
MUSEU DE ALBERTO SAMPAIO / 18H30
E ASSIM NASCEU GUIMARÃES
(TEATRO DE SOMBRAS)
Neste teatrinho, explica-se como e onde começou o coração de Guimarães a bater. Por isso, viajamos no tempo para falar de lugares, monumentos e personagens históricas ligadas às origens de Guimarães.

MUSEU DE ALBERTO SAMPAIO / 19H00
VISITA GUIADA
O Museu de Alberto Sampaio tem peças de excelente qualidade, doze delas consideradas tesouros nacionais. Neste dia, o Museu convida os visitantes a ver peças magníficas e a ouvir contar histórias fantásticas sobre Guimarães e os vimaranenses de outras épocas.
MUSEU DE ALBERTO SAMPAIO / 7:00PM

SÁBADO, 14 SETEMBRO
PAÇO DOS DUQUES DE BRAGANÇA / 10H30
VISITA GUIADA
Visita temática que possibilita ao público em geral uma viagem no tempo. Busca-se um trajeto pela época medieval focando-se vários aspetos relacionados com o quotidiano do século XV como, por exemplo, os hábitos de alimentação, de higiene, práticas de lazer ou costumes.
PAÇO DOS DUQUES DE BRAGANÇA / 10:30AM

ATIVIDADES NO PAÇO DOS DUQUES DE BRAGANÇA E NO MUSEU DE ALBERTO SAMPAIO
MUSEU DE ALBERTO SAMPAIO / DURANTE A TARDE
MÚSICA MEDIEVAL E SALA DE ARMAS DOS FIÉIS A DOM AFONSO
Espetáculo musical com a colaboração do grupo de Santa Maria da Feira “Décadas de Sonho”.

MUSEU DE ALBERTO SAMPAIO / 17H00
VISITA GUIADA
O Museu de Alberto Sampaio tem peças de excelente qualidade, doze delas consideradas tesouros nacionais. Neste dia, o Museu convida os visitantes a ver peças magníficas e a ouvir contar histórias fantásticas sobre Guimarães e os vimaranenses de outras épocas.
MUSEU DE ALBERTO SAMPAIO / 5:00PM

DOMINGO, 15 SETEMBRO
PAÇO DOS DUQUES DE BRAGANÇA / DURANTE A TARDE
MÚSICA MEDIEVAL E SALA DE ARMAS DOS FIÉIS A DOM AFONSO
Espetáculo musical com a colaboração do grupo de Santa Maria da Feira “Décadas de Sonho”.

MUSEU DE ALBERTO SAMPAIO / 15H00
LENDA DE EGAS MONIZ
(TEATRO DE SOMBRAS)
A bonita lenda de Egas Moniz, um homem de palavra e honra, é-nos contada neste teatro de sombras.

MUSEU DE ALBERTO SAMPAIO / 16H00
AFONSO HENRIQUES,
UM REI A VALER
(TEATRO DE MARIONETAS)
A melhor forma de descobrir ou redescobrir os feitos notáveis da vida do nosso primeiro monarca é assistir a este divertido teatro.

VISITA GUIADA
O Museu de Alberto Sampaio tem peças de excelente qualidade, doze delas consideradas tesouros nacionais. Neste dia, o Museu convida os visitantes a ver peças magníficas e a ouvir contar histórias fantásticas sobre Guimarães e os vimaranenses de outras épocas.
MUSEU DE ALBERTO SAMPAIO / 4:30PM

MUSEU DE ALBERTO SAMPAIO / 16H30-17H30
MÁSCARAS REAIS
Neste ateliê, cada participante poderá construir uma máscara representando Dona Mafalda ou Dom Afonso Henriques.
Preço 0,50 €

Estabelecimentos de Restauração e Bebidas
Padaria das Trinas | Restaurante Pimenta Moscada | El Rock Bar | Zero Graus | Rolhas e Rótulos | Café do Carmo | Salado Bar | Medieval | Arte&Gula | Restaurante Clave de Sabores | Cafetaria Snack Bar Conquistador | Paraxut Restaurante | Licores da Rainha | Restaurante Buxa | Cozinha Regional | Casa das Brisas | Hool Restaurante | Castas e Tostas | In’Fusões Galeria Bar | Sabores Gelados | Cheers Praça | Restaurante El Rey D. Afonso | What Else | Cor de Tangerina | Coconut’s | Cara&Cora | Duas de Treta Bar

Comércio Local
Chafarica | Meia Tigela | Donamuma | Olhar Diferente | Ourivesaria Claridades | Útil Casa | Miau Maria | Casa das Recordações | Quiosque Santiago | Capitólio Artesanato | R Vintage

Horários

Sexta, 13 Setembro 18h30-01h00 | Sábado, 14 Setembro
10h30-01h00 | Domingo, 15 Setembro 10h30-22h00

Todas as Idades

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version