ENTRAR

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Feira Outubro Vila Franca de Xira 2013 - Programa, Touradas e Largadas

A Feira Outubro 2013 decorre nos dias 5 a 13 de Outubro em Vila Franca de Xira, que receberá três corridas de toiros – duas à portuguesa e uma só com matadores.

Está de volta um dos mais tradicionais e antigos certames do País, a Feira Anual e o 33.ª edição do Salão de Artesanato de Vila Franca de Xira. Com abertura a 4 de outubro, a Feira reúne, no recinto exterior do Parque Urbano, as diversões e os petiscos, deixando para o Pavilhão Multiusos uma fantástica mostra de trabalhos artesanais. 

Poderá apreciar, ao vivo, o trabalho de talentosos artesãos, vindos de quase todas as regiões do país. Áreas como a tapeçaria, a cestaria, a doçaria, trabalhos em pele e em couro vão estar em destaque.

Nas ruas da Cidade cumprem-se as populares Esperas e Largadas de toiros. Prepare-se para dias repletos de animação, nomeadamente, na Praça Palha Blanco que promete, também, o melhor da arte tauromáquica. 

A Feira do Toiro e da Arte em Vila Franca de Xira volta uma vez mais a ser o centro das atenções tauromáquicas do nosso país por ocasião da sua tradicional Feira Taurina.

No dia 5 – sábado pelas 22:00 – terá lugar a Corrida Comemorativa do 165º Aniversário de Fundação da Prestigiada ganadaria Palha. Iniciada no ano de 1848 pelo Exmo. Sr. António José Pereira Palha, a divisa que pasta na Herdade da Adema é inquestionavelmente a que maiores louros tem logrado além fronteira, e fará nesta noite a celebração da efeméride lidando um imponente curro de toiros que será lidado pelos cavaleiros Vitor Ribeiro, Manuel Telles Bastos e João Salgueiro da Costa. As pegas estarão a cargo dos amadores de Évora e Vila Franca de Xira.

No dia 6 – domingo pelas 17:00 – a II Corrida das Tertúlias marcará o regresso das corridas apeadas ao ruedo ribeirinho com um cartel de luxo e unicamente constituído por artistas portugueses. O Maestro Vitor Mendes encabeçará a terna de espadas que será completada com António João Ferreira e Manuel Dias Gomes. A tarde ficará igualmente marcada pelo mano-a-mano ganadero entre as divisas de Assunção Coimbra e Canas Vigouroux que lidarão três exemplares cada.

Para dia 8 – a tradicional 3ºfeira noturna a realizar-se às 22:00 – anuncia-se um dos maiores marcos da temporada. Na comemoração do 30º Aniversário de Alternativa de António Ribeiro Telles, o cavaleiro da Torrinha lidará em solitário seis toiros de distintas ganadarias numa corrida que será certamente mágica, e que terá como padrinho de Honra de Cerimónia o Mestre David Ribeiro Telles. Será inequivocamente um grande acontecimento e no qual estarão presentes as divisas de Victorino Martin, Pinto Barreiros, Ribeiro Telles, Vale Sorraia, Murteira Grave e Passanha. Nesta importante noite e como manda a tradição as pegas estarão a cargo dos amadores de Vila Franca de Xira que enfrentam em solitário o desafio de se encerrar com os seis toiros.

Vila Franca volta uma vez mais a marcar a temporada e certamente que ninguém vai querer perder nenhuma pitada destes grandes acontecimentos. 

Destaques:

Inauguração do Salão de Artesanato

5 de outubro pelas 15h00, com Arruada pela Banda Filarmónica do Banda Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Santa Iria, pelas 17h00, no recinto da Feira.

Encierro com saída dos toiros da R. Almirante Cândido dos Reis (largo do antigo “Conde Barão”) para a Praça de Toiros Palha Blanco

5 de outubro – 13h00

Esperas de Toiros
5 de outubro - 16h30
De 6 a 9 de outubro – 10h30  

Horário do Salão de Artesanato:

Dia 5 de outubro – das 15h00 à 01h00
Dia 6 de outubro – das 15h00 às 23h00
De 7 a 10 de outubro – das 17h00 às 23h00
Dia 11 de outubro – das 17h00 à 01h00
Dia 12 de outubro - das 15h00 à 01h00
Dia 13 de outubro - das 15h00 às 23h00

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version