ENTRAR

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Feira Setecentista de Queluz 2013 - Cartaz e Iniciativas

A Feira Setecentista de Queluz decorre de 13 a 15 de Setembro 2013 no Largo do Palácio Nacional de Queluz com entradas livres.

Uma iniciativa que pretende recriar um mercado característico do reinado de D. Maria I (1777-1816), época em que o real paço de Queluz era residência de verão da corte portuguesa.

Este ano a Feira conta com a presença de 134 expositores, incluindo 76 artesãos e artífices, seis vendedores de artesanato, e 46 vendedores da área alimentar, com tavernas típicas da época, doçaria conventual e tradicional (parrameiros, bolos de festa regueifas), enchidos, pão saloio, leitão, pão com chouriço, mel e licores. Há ainda seis expositores da área do misticismo.

Na animação, o destaque são as situações relacionadas com a época, como o desfile de gigantones, o recreio dos nobres, os nobres na feira com respectiva criadagem, o barbeiro tira dentes, o aguadeiro, as lavadeiras do paço, os criados do paço às compras, as regateiras, o peruqueiro, os duelos de honra, etc. Haverá ainda a recriação dos ofícios da época com trabalho ao vivo: tecelagem, tinturaria, ferreiro, oleiro, tamanqueiro, barro figurado, colareja, entre outros. Toda a animação será em interacção com o público recriando várias cenas do quotidiano setecentista.

É esse o ambiente que irá reviver-se em mais uma iniciativa Sintra, Capital do Romantismo. A não perder!

Horário:
13 setembro – 17h00 às 24h00
14 setembro – 13h00 às 24h00
15 setembro – 13h00 às 23h30

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version