ENTRAR

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Festa da Desfolhada do Milho 2013 em Cabeça - Seia

A Cabeça, localidade perto de Seia, promove, no dia 8 de setembro 2013, a Festa da Desfolhada do milho.

Para nos despedirmos das noites quentes de Verão, nada melhor do que aceitar a proposta do Centro Dinamizador das Aldeias de Montanha, e ir até à pitoresca aldeia de Cabeça, onde lhe espera um serão, repleto de genuínas vivências e sabores da aldeia.

O encontro, como já é habitual, será no Largo da malhada, junto à igreja, local onde nos aguarda uma verdadeira desfolhada do milho ou “descamisar” do milho como mais popularmente se chamava. Um acontecimento de grande importância onde as famílias, vizinhos e amigos, se uniam para desempenhar essa tarefa agrícola. Era uma noite de festa, principalmente para os jovens que aproveitavam para estar mais próximo das suas amadas, sempre, esperançosos que o tão raro e desejado milho-rei lhes calha-se em sorte e assim terem direito ao tão desejado beijo.

Nesta noite em que o milho é rei, não podíamos deixar de conhecer e provar aquela que pelos habitantes da aldeia é considerada uma das melhores bolas do Mundo, a Bôla Lêveda da Cabeça. A gente da aldeia preparou ainda para os visitantes outras surpresas gastronómicas que decerto acompanharão muito bem com esta deliciosa Bôla. E como na aldeia não há festa sem cantoria somos presenteados com uma atuação do Grupo Local, o Balancé da Cabeça.

Antes da desfolhada, a Câmara apresenta, pela 16h, o Livro das Aldeias de Montanha. “Estas aldeias são repositórios de uma sabedoria ancestral, que poderá ser descoberta, vivida, se percorrermos não os seus lugares inolvidáveis como também deixarmos que os seus guardiões nos adentrem nos seus costumes, tradições e imaginário”.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version