ENTRAR

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Festas da Amieira no Alqueva 2013 - Programa

As Festas de Amieira 2013 no Alqueva ou Festas em Honra de São Romão, São Sebastião e Nossa Senhora das Neves decorre no 3º Fim-de-semana de Setembro de 2013, aproveite e venha conhecer esta linda região alentejana em Festa.

A 13 de Setembro, em Amieira, às 20h00, começa a festa da aldeia. Forasteiros acorrem à localidade e são acolhidos pelos habitantes e pelos filhos da terra que por estes dias regressam a Amieira, de onde saíram.

O tempo é de convívio e muita animação garantida logo no primeiro dia, pelas 21h30, pelo grupo de cantares alentejanos da Amieira, os Almocreves. De seguida actua a Banda Mais e o dia termina já de madrugada com a largada, pelas ruas da freguesia de Portel, de um touro.

Quem se mantiver na largada, como inicio previsto para as 3h30, vai ter poucas horas de sono. A alvorada com salva de morteiros acontece às 8h00 e uma hora mais tarde há arruada com a Banda Filarmónica Portelesense. No sábado decorre a Missa, seguida de procissão, em honra de S. Romão.

O programa da Festa em Honra de São Romão, São Sebastião e Nossa Senhora das Neves reserva para a tarde de sábado uma corrida de touros, às 17h00. Já de madrugada (3h00), novamente largada. Entretanto as cabeças voltam-se para o céu para assistir ao fogo de artifício e os ouvidos atentos ao palco onde actuam diferentes artistas.

Chegados a domingo, o programa das festas é semelhante aos dias anteriores. Alvorada e arruada, missa, desta vez em honra de São Sebastião e Nossa Senhora das Neves, seguida de procissão. No dia 15 acontece a primeira garraiada da festa, agendada para as 17h30, e a noite traz mais música.

O último dia, 16 de Setembro, é dedicado à gastronomia. No Largo 1º de Maio, às 13h00, serve-se uma Açorda de Alho. Às 16h00 há novamente largada pelas ruas de Amieira e encerra-se a festa até ao próximo ano. 


0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version