ENTRAR

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Festival da Mobilidade em Almada 2013 - Programa

Durante dois dias, 21 e 22 de setembro, o Festival da Mobilidade vai inundar o centro de Almada com ateliers para aprender a andar de bicicleta, concertos, animações de rua, atividades desportivas e muitas outra surpresas. Conheça o programa completo da Semana Europeia da Mobilidade 2013. 

Grande parte da programação da Semana Europeia da Mobilidade centra-se no 2º Festival da Mobilidade que decorrerá nos dias 21 e 22 de setembro, na Praça S. João Batista e Praça da Liberdade, bem no centro de Almada.

Do programa do Festival fazem parte ateliers para aprender a andar de bicicleta, concertos, animações de rua, atividades desportivas, insufláveis, check-ups de saúde gratuitos, passeios, jogos tradicionais, o “Espaço Mobilidade”, workshops de alimentação saudável, as conhecidas “Viagens a Troco de Lixo”, um colorido mercado de rua, tasquinhas com petiscos e comidas do mundo e muito mais. 

21 e 22 de setembro de 2013
Praça da Liberdade e Praça S. João Baptista, Almada

- Dia 21, sábado: The Poppers (21h) e Cais Sodré Funk Connection (22h)
- Dia 22, domingo: Banda da Armada (18h)

Semana Europeia da Mobilidade 2013

De 16 a 22 de setembro, em várias cidades espalhadas pelo mundo, e também em Almada, decorre mais uma edição da Semana Europeia da Mobilidade. 

«Ar limpo, está nas tuas mãos» é o tema da Semana Europeia da Mobilidade em 2013!  Em Almada, esta iniciativa celebra o seu 13º aniversário.

Almada volta a participar nesta que é a maior campanha mundial de sensibilização dedicada à mobilidade urbana, com um programa cheio de atividades que se realizam até 22 de setembro.

Para além de sessões técnicas, seminários e encontros, onde se debate o tema da mobilidade urbana, haverá oportunidade de participar em oficinas para arranjar a sua bicicleta, de conhecer veículos geniais feitos a partir de materiais reutilizados, de entrar numa maratona fotográfica, de degustar diversos sabores regionais, étnicos e vegetarianos, assistir a uma sessão de culinária com o conhecido chef de cozinha chakall, entre muitas outras propostas aliciantes, onde não faltam oportunidades para fazer desporto, incluindo-se momentos de desporto adaptado.

Destaque ainda para o 2.º Passeio de Bicicleta “2 Margens, 2 Rodas”, que passa por locais emblemáticos de Lisboa e Almada, terminando na Praça da Liberdade, onde decorre um dos momentos altos da semana, o Festival da Mobilidade de Almada, no centro da cidade.

Mercado da Praça - 2º Festival da Mobilidade

No fim de semana de 21 e 22 de setembro, a Praça S.João Baptista vai encher-se com bancas de artesanato, frutas e verduras de agricultores locais, pão fresco, uma Feira do Vinil, bicicletas e acessórios, entre outras surpresas. 

ntegrado no 2º Festival da Mobilidade, 21 e 22 de setembro, o Mercado da Praça traz até ao centro de Almada dezenas de bancas de artesanato, produtos biológicos e regionais, frutas e verduras de agricultores locais, pão fresco, uma Feira do Vinil, bicicletas e acessórios, produtos comércio justo e muito mais.

Pode ainda participar na “Volta dos Sabores” onde poderá experimentar iguarias do mundo, produtos regionais, comida vegetariana e saudável, doçaria tradicional e muitas outras sugestões gastronómicas.

Colaboração: Restaurante Tia Bé, Restaurante Cantinho do Aziz, Associação Al-Madan, O Rei do Bolo do Caco, Cone à Portuguesa, Tascá, Vinhos & Petiscos, Food Matters - Alimentação Vegetariana, Pastelaria Meltejo, Pastelaria O Capote, Tortas de Azeitão, Ginja de Óbidos OPPIDUM e Cerveja Vadia - A Cerveja Artesanal

21 e 22 de setembro de 2013
Horário 11h - 21h
Local Praça S. João Baptista, Almada Centro

II Passeio de Bicicleta "Duas margens, duas rodas"

21 de setembro de 2013
Partida: 15h30 no Campo Pequeno, Lisboa (junto à Av. da República)
Percurso pelo Campo Pequeno, Marquês do Pombal, Rossio, Terreiro do Paço, Cais do Sodré, Cacilhas, Base Naval do Alfeite, Parque da Paz e Almada Centro.

Dia 21 de setembro (sábado), junte os amigos e a família, traga a bicicleta e participe num passeio que liga as duas margens do rio Tejo. Inscrições obrigatórias até 19 de setembro.

A 2ª edição do "Duas Margens, Duas Rodas" inicia-se em ambiente de festa no Campo Pequeno e termina no centro de Almada, no Festival da Mobilidade. Haverá muita animação, música, petiscos, mercado de rua e atividades dedicadas à bicicleta (destaque para o Workshop “A Bicicleta no novo Código da Estrada” e uma extensão do “Bike Film Festival”).

O percurso será feito em ritmo acessível a todos e passará por locais emblemáticos de Lisboa e Almada, incluindo Campo Pequeno, Marquês de Pombal, Rossio, Terreiro do Paço, Cais do Sodré, Cacilhas, Base Naval do Alfeite, Parque da Paz e Almada Centro.

O percurso inclui viagens gratuitas de ligação no comboio da Fertagus e no barco da Transtejo.

Inscreva-se já e receba uma lembrança especial deste passeio inesquecível.

Inscrições on-line: www.m-almada.pt/duasmargensduasrodas

Cook sessions e concertos 

Durante o fim de semana de 21 e 22 de setembro, os Chefs Chakall e Fernanda Vaz vão estar na Praça da Liberdade, em Almada, para uma Cook Session. Há ainda apontamentos musicais pelos The Poppers, Cais do Sodré Funk Connection e Banda da Armada.

«Ar limpo, está nas tuas mãos» é o tema da Semana Europeia da Mobilidade em 2013! Em Almada, esta iniciativa celebra o seu 13º aniversário.

No fim-de-semana de 21 e 22 de setembro, o Festival da Mobilidade traz até à Praça da Liberdade, em Almada, muita animação e vários espetáculos e demonstrações.

Na tarde de 21 de setembro, pelas 16h, há uma cook session sobre alimentação mediterrânica, feita ao vivo com o prestigiado Chef Chakall.

No dia 22 de setembro, pelas 17h, é a vez da Chef Fernanda Vaz apresentar uma cook session com sugestões de cozinha vegetariana.

No final de cada dia há ainda concertos musicais e espetáculos, entre os quais:

- Dia 21, sábado: The Poppers (21h) e Cais Sodré Funk Connection (22h)
- Dia 22, domingo: Banda da Armada (18h)

Viagens a Troco de Lixo

Nas “Viagens a Troco de Lixo” pode trocar materiais recicláveis por títulos de transporte que poderá utilizar em qualquer altura. Durante o Festival da Mobilidade 2013 é oferecido um bilhete a troco de um dos conjuntos de materiais listados abaixo.

- 10 Embalagens de metal - Latas, embalagens de aerossóis, tabuleiros de alumínio e outras embalagens de metal
- 10 Embalagens de cartão para líquidos alimentares (embalagens tipo tetra-pack)
- 2 Kg Papel ou Cartão devidamente acondicionado
- 12 Garrafas de plástico de 1,5 l de água, sumos ou refrigerantes ou embalagens plásticas de produtos de limpeza
- 20 Garrafas de plástico pequenas
- 5 Garrafões de plástico de 5 l
- 30 Sacos de plástico limpos, devidamente acondicionados
- 6 Garrafas de vidro de 0,75 l ou mais
- 12 Garrafas pequenas e/ou frascos e boiões de vidro
- 20 Pilhas
- 1 Garrafa de 1 l de óleo alimentar com óleo para reciclagem, devidamente limpa e fechada
- 10 Radiografias
- 5 embalagens de medicamentos (líquidos ou sólidos) fora de uso
- 4 unidades de consumíveis informáticos (tinteiros ou toners)
- 1 pequeno eletrodoméstico ou equipamento elétrico fora de uso

As Eco-trocas são limitadas até um máximo de 4 bilhetes por pessoa.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version