ENTRAR

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Noite dos Investigadores no Porto 2013 - Programa

No dia 27 de setembro de 2013 das 14h30 às 24h00 o Pavilhão da Água no Porto recebe, pela primeira vez, a Noite Europeia dos Investigadores 2013, em que crianças e adultos são convidados a participar ativamente em diversas atividades dedicadas ao tema da "Água e Biodiversidade". 

A organização desta iniciativa está a cargo do Pavilhão da Água e da empresa municipal Águas do Porto, contando com o apoio institucional da Câmara Municipal do Porto.

Promovida e financiada pela Comissão Europeia, a Noite Europeia dos Investigadores é o maior evento europeu de divulgação científica, que ocorre anualmente, na quarta sexta-feira do mês de setembro, em diversos países europeus. 

Em 2013, cerca de 300 cidades espalhadas pela Europa irão participar no evento, com o objetivo de divulgar a ciência de uma forma prática e divertida e de desmistificar ideias feitas sobre os cientistas e o trabalho que desenvolvem.

Programa de atividades lúdico e pedagógico

"Ser cientista por um dia" é o desafio dirigido ao público em geral, de todas as idades. Para o efeito, o programa de atividades reserva uma mão cheia de experiências lúdicas e pedagógicas, das 14h30 e às 24h00, no interior do Pavilhão da Água e na zona envolvente, em pleno coração do Parque da Cidade do Porto. O objetivo é alertar para a necessidade extrema de conservar a diversidade biológica e os ecossistemas para garantir a segurança no que diz respeito à água.

O programa da Noite Europeia dos Investigadores 2013 - Pavilhão da Água contempla atividades de cariz essencialmente prático, onde as crianças, jovens e população em geral serão chamados a interagir com investigadores e equipas de especialistas, em diversas experiências e demonstrações científicas relacionadas com a Água e a Biodiversidade. A entrada é livre.

Os visitantes poderão participar na captura e identificação de insetos diurnos e noturnos, na anilhagem e libertação de aves selvagens, na observação de anfíbios presentes nos charcos e na análise à lupa de macroinvertebrados enquanto indicadores da qualidade da água. No domínio da biodiversidade, destacam-se ainda atividades destinadas a desvendar os mistérios da flora e da fauna, nomeadamente dos musgos existentes nas margens dos rios e ribeiras, da vegetação antiga e agora fossilizada e da migração de aves.

A temática da água será abordada nas suas múltiplas ligações à biodiversidade mediante uma viagem ao maravilhoso mundo dos rios, ribeiras e charcos, quer através do conhecimento das suas dinâmicas e das espécies de flora e fauna que nelas habitam, quer através da arte de construir contos e de escutar a narração dessas histórias.

No interior do Pavilhão da Água, as iniciativas previstas incluem visitas livres e guiadas às 21 experiências interativas em que a água é a única fonte de energia utilizada para fazer mover os engenhos, bem como uma exposição de posters científicos e dois filmes intitulados "Os caminhos da água na cidade do Porto" e "Os mistérios da biodiversidade".

O programa noturno é enriquecido por uma tertúlia sobre Água e Biodiversidade, seguida de debate, que conta com a presença de três especialistas sob o lema "Vamos Pôr a Conversa em Dia": Nuno Formigo (Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), Pedro Teiga (Coordenador Nacional do Projeto Rios) e Fernanda Lacerda (Diretora Técnica da Águas do Porto).

Os visitantes são, igualmente, convidados a participar na palestra juvenil "Água e Bichos Trocados por Miúdos", a descobrir as experiências "Charcos com Vida", a aprender que "A Sua Atitude Conta na exposição da Lipor, a entrar na Aqualândia e usufruir de outras surpresas.

Destaque, ainda, para um momento musical único a cargo do Ensemble de Trompetes do Conservatório de Música do Porto.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version