ENTRAR

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Todos com o Feijão em Tomar Outubro 2013

Durante os Fins de semana e Dia de Santa Iria (20 Outubro) decorre em Tomar mais uma edição do Festival Gastronómico Todos com o Feijão… o Feijão com todos 2013.

A decorrer nos Restaurantes Aderentes da Região, trata-se de uma boa oportunidade para provar a gastronomia que esta região tem para oferecer. Os restaurantes apresentam pratos cujo ingrediente base é a mais versátil das leguminosas, capaz de brilhar de igual modo numa sumptuosa sopa, num delicioso prato principal ou numa delicada sobremesa.

Basta procurar nos cardápios de grande parte dos restaurantes do concelho e lá está ele, nas suas múltiplas apresentações: o feijão reina em Tomar durante o mês de outubro, quando os primeiros frios começam a dar vontade de acalentar o estômago com pratos mais aconchegantes.

Para entrada, uns tradicionais peixinhos da horta, salada de feijão frade com atum, mexilhada de feijão, orelha de frades ou salada de feijão frade com arroz de polvo.

Na sopa, é só escolher: de feijão e alface, creme de abóbora com feijão verde, sopa da taberna, à assador, sopa da pedra, de feijão debulhado, de leitão com feijão, de feijão verde ou de feijão preto.

Para quem gosta de carne, coelho grelhado com açorda de feijão, secretos de porco preto com arroz de feijão, feijoada de coelho, picanha com feijão preto e outros, feijoada de leitão, traçalhos de porco com arroz de feijão, dobrada com feijão branco, feijoada à brasileira, javali com feijão e couve lombarda, polvo grelhado com migas de feijão, naco de vitela com açorda de feijão, rodízio de carnes, manjar saloio com misto de carnes grelhadas, borregada de feijão, feijoada transmontana, migas com morcela de arroz ou alheiras no forno com feijão preto

Para quem prefere peixe, feijão com bacalhau, enguias com arroz de feijão, lombinho de peixe com migas de feijão, feijoada de marisco, peixe frito com arroz de feijão, jaquinzinhos com arroz de feijão, mexuda de feijão com filetes de sardinha, feijoada de chocos ou peixe-espada com arroz de feijão.

Ou ainda, feijoada de caracóis, o mar e a horta em harmonia, ensopado de feijão com ovo escalfado.

E para rematar, doce de feijão com amêndoa, doce de santa iria, delícia de feijão com abóbora, pudim de feijão, semifrio de feijão, laranjada de feijão ou mascavado de feijão.

E estes são apenas alguns exemplos entre as muitas dezenas de petiscos que esperam por si.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version