ENTRAR

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Venha a Banhos no Freeport com a Exposição REBATH

REBATH é a mais recente exposição patente no maior Outlet da Europa que promete não deixar nenhum visitante indiferente. Fruto de um desafio lançado pelo Freeport ao coletivo de artistas RAF*SOF Cool Active, do Mercado Urb, a exposição materializa-se em 7 banheiras vitorianas, reinterpretadas artisticamente, e que se podem encontrar nas várias áreas públicas do centro.

Num período próspero da história de Inglaterra em que governava a rainha Vitória I (1837 a 1901), marcado por um forte desenvolvimento económico e industrial, assiste-se a um crescimento da classe burguesa e à melhoria da qualidade de vida, com particular incidência na arquitetura, ornamentação, mobiliário, etc. É neste contexto aparecem as banheiras Vitorianas.

Capazes de criar a ambiência de épocas gloriosas do passado, as banheiras vitorianas, de linhas curvas e fluídas, são fabricadas em ferro fundido esmaltado, capaz de resistir ao longo de muitos anos. Carateriza-as também o facto de serem portáteis, podendo ser retiradas e reinstaladas, de uma forma simples em qualquer lugar. 

Não deixando de ser um elemento de um universo quotidiano e básico de uma habitação, o inusitado desta recriação artística de banheiras surpreende ao reinterpretar a função, significado e utilidade deste objeto de enorme riqueza simbólica e universal, transportando-o para novos conceitos e contextos.

Temas tão diversos como a união infinita, a purificação do corpo e da alma, a azulejaria tradicional portuguesa do século XIX ou a emancipação da classe média, são algumas das inspirações das peças apresentadas no Freeport.

O projeto ‘REBATH’ ficará patente no Freeport até do mês de Outubro.

No âmbito das culturas alternativas, o Mercado URB tem como objetivo por um lado, divulgar tendências, ideias e talentos de várias áreas das Artes Urbanas e por outro lado, proporcionar aos artistas convidados, não apenas a divulgação das suas criações, mas também um ambiente de proximidade com outros criadores.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version