ENTRAR

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Feira de Emprego Europeu no Porto 2013 - Dias Europeus do Emprego

A Feira de Emprego Internacional - Dias Europeus do Emprego, irá realizar-se na EXPONOR no Porto.

O evento,  da resposnsabilidade do I.E.F.P. / EURES Portugal, é dirigido a candidatos portugueses com interesse em oportunidades de emprego no estrangeiro e oferece Informação e aconselhamento sobre serviços de apoio à mobilidade (incluindo o EURES); oportunidades de emprego concretas, em particular direcionadas para certos grupos profissionais; informação mais específica sobre condições de vida e trabalho nos países europeus participantes.

A Exponor em Leça da Palmeira, no Porto vai acolher nos próximos dias 29 e 30 de outubro os Dias Europeus do Emprego 2013. 

Esta iniciativa é uma organização do IEFP, IP, serviço público de emprego português, através da rede EURES, por iniciativa da Comissão Europeia. Os Dias Europeus do Emprego têm como principal objetivo promover a mobilidade em segurança na Europa.

Este evento é a maior feira de emprego internacional para candidatos a emprego portugueses que pretendam trabalhar no estrangeiro, sendo uma oportunidade também para empregadores.

Os candidatos a emprego, podem neste evento contactar com empregadores e ser entrevistados, no local ou “online”, pelas empresas participantes. Podem também ter contacto com peritos em questões do mercado de trabalho, não apenas de Portugal, mas provenientes de vários outros países europeus, aprofundar planos individuais de mobilidade ou saber mais sobre a forma como a rede EURES e outros serviços de apoio à mobilidade, os podem apoiar na sua procura de emprego na Europa.

Os Dias Europeus do Emprego incluem um programa alargado de “workshops” (cerca de 70), para aconselhamento sobre condições de vida e trabalho nos países participantes, bem como apresentações de empresas.

Simultaneamente, permitem estabelecer contactos com alguns dos cerca de 40 empregadores presentes, nas áreas das Engenharias, Tecnologias de Informação, Saúde, Hotelaria e Restauração, “Customer Service” e Construção, podendo ainda estar representadas outras áreas.

Os empregadores, têm oportunidade de contactar com centenas de candidatos a emprego qualificados, não apenas recém-graduados mas também profissionais com experiência, que procuram ativamente um emprego na sua área de recrutamento. Podem também beneficiar do apoio da rede EURES previamente ao evento, através da pré-seleção de candidatos a emprego que correspondam aos seus perfis de recrutamento. Têm depois a possibilidade de os contactar durante o evento, presencialmente ou “online”.

Países presentes: 

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Holanda, Irlanda, Itália , Noruega, Reino Unido, Suécia, Suíça.

Empresas presentes: 

Na área das Engenharias: ALTEN Technology (Alemanha), Jan De Nul Group, Reditech Engineering, Willemen Group, BeWanted, Benaki (Bélgica), KP&T, PRAN (Holanda), Berkley Group (Irlanda), National Oilwell Varco, JobConnect, Active People, Solund Verft, Bergen University College (Noruega),  Aberdeen City Council (Reino Unido);

Na área das Tecnologias de Informação: ALTEN Technology (Alemanha), BeWanted, Benaki (Bélgica), Hedal Kruse Brohus, Best Brains (Dinamarca), IT Professionals for the Oresund region (Dinamarca / Suécia), KP&T, PRAN (Holanda), Berkley Group (Irlanda), ACN Europe - Telecommunications Operations & Service Centre (Polónia);

Na área da Construção Civil: Jan De Nul Group, Willemen Group (Bélgica)

Na área da Saúde: Etape Medical (Bélgica), Seleuropa (Espanha), Kate Cowhig International, Best Personnel (Irlanda), Adecco Norway (Noruega), HCL Permanent Nursing, TFS Healthcare (Reino Unido), Dignus Medical (Suécia), AV Care (Suíça)

Quanto à participação das empresas no Evento:

Algumas destas empresas participarão “onsite” - presença com “stands”, entrevistas de recrutamento presenciais (previamente agendadas), eventualmente apresentações transmitidas online na plataforma do evento;

Outras empresas participarão “online”- disponibilidade através da plataforma do evento para contactos exploratórios, mas também possibilidade de agendamento de entrevistas “online” durante o evento (mediante candidatura prévia a ofertas em divulgação). Haverá possibilidades de “chat” com os empregadores, em direto. Informação disponível na plataforma do evento: www.europeanjobdays.eu

Para além destas empresas participarão alguns parceiros que prestam serviços de apoio / facilitação da mobilidade dos trabalhadores, nomeadamente nas áreas de transparência de qualificações e reconhecimento profissional, das carreiras em organizações internacionais, do apoio consular, etc.. Informação que pode ser consultada na plataforma do evento: www.europeanjobdays.eu/porto/

Principais áreas de recrutamento: 

Engenharias – Mecânica, Eletrotécnica, Aeroespacial, Naval, Estruturas. Professores de Ensino Superior, algumas eng. Civil;

Alguns profissionais técnicos, nomeadamente área Mecatrónica e perfis especializados Construção Civil;

Tecnologias de Informação (Programação, Web Development);

Saúde – Médicos e Enfermeiros.

Espera-se a realização de aproximadamente 50 “workshops” de dois tipos:  - sessões de informação e sessões de apresentação de empresas.

Sessões “Uma carreira na Europa: por onde começar?”, que introduzem, para além do Portal EURES, um conjunto de serviços que podem apoiar os trabalhadores a definir o seu projeto de mobilidade;

"workshops" "Viver e trabalhar em..." permitem-lhe informar-se previamente sobre o(s) país(es) da sua escolha ou preferência, no que respeita a condições de vida e trabalho, mas também a perspetivas de emprego, situação e tendências dos respetivos mercados de trabalho (duração aproximada: 40 minutos);

Apresentações das empresas participantes, nomeadamente sobre os seus principais projetos e necessidades de recrutamento.

Estas sessões também poderão constituir um "ponto de partida" para recolha de informação mais exaustiva sobre estes países, bem como para uma pesquisa informada sobre oportunidades concretas de emprego, na perspetiva da definição de um projeto pessoal de mobilidade.

Horário: das 11h00 às 19h00 (última entrada às 18h00)

Datas e Locais:
29 e 30 de outubro de 2013 - EXPONOR

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version