ENTRAR

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Feira Nacional de Doçaria Tradicional Abrantes 2013 - Programa

A 12ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional decorre em Abrantes no final de Outubro. Nesta 12ª edição, a Feira Nacional de Doçaria Tradicional, com lugar no edifício dos Claras, irá trazer além de iguarias portuguesas, animação musical, workshops, BTT, exposições, curso de mel, doçaria ao vivo e encontro de coleccionadores de pacotes de açúcar nos dias 25, 26, e 27 de Outubro. Mercado de doces e percurso pedestre são algumas das actividades complementares que antecedem o evento.

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e a Câmara Municipal de Abrantes estão a preparar a Feira Nacional de Doçaria Tradicional. Doçaria, mel, compotas e licores de Norte a Sul de Portugal são esperados neste certame.  

A maior celebração de doçaria da região terá uma panóplia de actividades complementares. A começar com uma ABT Night Runners da “Doçaria Tradicional”, no dia 17 de Outubro, às 21h, associando-se o grupo do facebook, que dinamiza corridas e percursos pedestres pela cidade.

Na manhã de dia 19 de Outubro, as colectividades de Abrantes estarão na Praça Barão da Batalha com os seus doces tradicionais. As associações e grupos etnográficos interessados em comercializar as suas iguarias poderão, ainda, contactar a TAGUS para proceder à respectiva inscrição. Neste 3º mercado haverá, também, confecção de doçaria ao vivo por Bruno Martins e Filipe Janeiro, alunos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. 

Aprender a amassar e cozer bolos em forno de lenha é o desafio do dia 20, num pequeno workshop, que será realizado pelas mãos de experientes doceiros da região.

A edição deste ano da Feira de Doçaria traz ao Centro Histórico o 2º Encontro de Música Popular Portuguesa, uma parceira da organização e do Orfeão de Abrantes. No último fim-de-semana de Outubro, pelo palco da antiga Rodoviária de Abrantes vão passar grupos provenientes de Ourém, Vila Velha do Ródão, Portalegre e da cidade anfitriã.

A apresentação dos resultados e entrega de prémios do Concurso de Embalagens para a Doçaria Tradicional do Ribatejo Interior, dinamizado pelos alunos de Design e Tecnologia das Artes Gráficas, do Instituto Politécnico de Tomar, irá integrar a inauguração do certame, mostrando ao público as propostas que poderão servir de encarte para a doçaria regional. 

Novidades nesta feira são os workshops de iniciação ao cake design e à prova de mel. De cake design é, também, a exposição que estará patente no evento, em que se desafia quem conhece estas técnicas de moldar pasta de açúcar a decorar bolos com motivos alusivos à doçaria e à cidade de Abrantes. 

Este certame integra, ainda, um Encontro de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar, no domingo, dia 27, que é aberto à participação de todos os amantes de coleccionismo deste tipo de embalagem. 

O passeio em BTT “Na Rota da Palha de Abrantes” terá a sua 2ª edição e marca a manhã de domingo. Resultado de uma parceria com os Branquinhos do Pedal, o trilho em duas rodas assinala os locais históricos da doçaria abrantina. 

Os interessados nas actividades programadas para este evento apoiado pelo Programa Nacional de Desenvolvimento Rural (ProDeR) , devem contactar a TAGUS, através do telefone 241 372 180, pelo email tagus@tagus-ri.pt

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version