ENTRAR

domingo, 20 de outubro de 2013

Festa da Castanha de Sernancelhe 2013 - Cartaz e Programa

Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, o Expo Salão de Sernancelhe abre as portas para a edição 2013 da Festa da Castanha. Aquele que é o certame do género com maior longevidade na região, conta este ano com um programa repleto de atividades culturais, desportivas e também ações técnicas de valorização da castanha enquanto produto determinante para a economia local. A abertura é no dia 25 de outubro pelas 18.00 horas. 

A edição deste ano da Festa da Castanha, organizada pelo Município de Sernancelhe, com o apoio de Beira Douro – Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro e PRODER, é o corolário de mais de duas décadas de aposta na castanha como fruto com uma importância cada vez maior na economia local. 

Dinamizadora do tecido empresarial local, a castanha e as magníficas paisagens de soutos das encostas de Sernancelhe desvendam todo o seu potencial com a realização do Percurso Pedestre pela Rota da Castanha e do Castanheiro e também com o Passeio BTT que traz ao Concelho milhares de pessoas por estes dias.

A aposta do Município na castanha ganhou um novo incentivo com a celebração, em 2010, do protocolo com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), tendo como objetivo o acompanhamento por técnicos da produção de castanha e tratamento dos soutos, a análise dos solos, a criação de campos de ensaio e a descoberta de novas soluções que combatam as doenças dos soutos e, ao mesmo tempo, potenciem o aumento da produção.

Deste protocolo fazem parte também ações teóricas como a realização da Palestra “Castanha, Redescobrindo o alimento do século XXI”, pelo Prof. Doutor José Gomes Laranjo, da UTAD, no Auditório Municipal, na tarde de 26 de outubro, pretendendo fazer chegar aos produtores a informação atualizada sobre a castanha e os castanheiros.

Ao longo destes três dias, destaque para as iniciativas que permitem aos visitantes conhecer os soutos e contactar com a natureza. No capítulo do desporto, e aproveitando o Percurso Pedestre Rota da Castanha, a edição da Festa da Castanha 2013 oferece um passeio, organizado pelo Ambula IPSS – Associação dos Funcionários do Município de Sernancelhe, que percorre soutos com séculos de existência, garantindo assim uma viagem única aos locais onde “nasce” uma das melhores castanhas do Mundo.

Já a 6ª edição do Passeio BTT, que conta com a colaboração da Casa do Benfica de Sernancelhe, do Núcleo Desportivo e Cultural de Vila da Ponte, Bombeiros Voluntários e Associação Desportiva e Recreativa da Sarzeda, pretende superar a do ano passado, que contou com mais de 600 inscrições. 

De todo o país aguardam-se amantes do desporto, mas também da natureza e da cultura destas terras da Beira. Atraídos pelos aromas da castanha, os participantes terão oportunidade de pedalar por uma das mais belas manchas de castanheiros do país, conhecer a paisagem deslumbrante da serra e do vale, o património arquitetónico e provar a excelente gastronomia local. Para os acompanhantes dos bttistas, a organização preparou todo um programa de visita e ocupação durante a estada por Sernancelhe.

No interior do Exposalão, por entre produtores e transformadores de castanha, juntas de freguesia e restaurantes (que proporcionarão uma mostra da gastronomia local associada à castanha), estará nestes dias o que melhor define o Concelho de Sernancelhe. Destaque também para o concurso da melhor castanha da Denominação de Origem Protegida “Soutos da Lapa”, que decorrerá durante a Festa da Castanha, sendo os vencedores conhecidos apenas no último dia do certame.

Animada por grupos locais de concertinas e fado à desgarrada, pela Banda Musical 81 de Ferreirim, pelo Rancho Folclórico de Sernancelhe e de Arnas, a Festa da Castanha oferecerá também um programa repleto de ações em torno da castanha e do castanheiro, como os concursos da melhor montra e melhor doce de castanha, idealizados precisamente para incentivar à participação do comércio local na Festa da Castanha.

Aqui ficam algumas propostas para que visite Sernancelhe durante o fim de semana de 25, 26 e 27 de outubro. Ao longo destes três dias, Festa da Castanha é sinónimo de animação, cultura, gastronomia, informação técnica aos produtores, convívio e homenagem à castanha.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version