ENTRAR

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Festas Nicolinas Guimarães 2013 - Programa

As tradicionais e seculares Festas Nicolinas 2013 decorrem de 29 de Novembro de 2013 até 7 de Dezembro de 2013

São as festas mais antigas de Guimarães e têm vários momentos significativos como as novenas, ceias, pinheiro (este um dos momentos que mais multidões atrai) posses, magusto, roubalheiras, pregão, maçãzinhas, danças de São Nicolau e baile nicolino. 

Culto transmitido por peregrinos, a devoção a São Nicolau deve-se à sua protecção às raparigas pobres, perseguidos, comerciantes, presos, crianças, infelizes, abandonados à sua sorte e estudantes.

As Festas Nicolinas têm a sua origem na devoção religiosa dedicada a São Nicolau que era oriundo da Ásia Menor e terá vivido nos séc. III e IV. Julga-se que terá sido Bispo em Mira, Turquia.

Este culto terá chegado até Guimarães através dos peregrinos de vários pontos do país e do estrangeiro que aqui se deslocavam para venerarem Nossa Senhora de Guimarães (Padroeira de Portugal até ao séc. XVII), e também através da passagem de romeiros de/e para Santiago de Compostela que terão deixado como marca a sua devoção a S. Nicolau.

Durante estes dias, os estudantes tinham e têm várias “actividades” que fazem parte da estrutura da Festa. São os designados Números Nicolinos, os quais são fundamentais conhecer para entender o espírito destas Festas:

- as Novenas;
- as Ceias Nicolinas;
- o Pinheiro;
- as Posses
- o Magusto;
- as Roubalheiras;
- o Pregão;
- as Maçazinhas;
- as Danças de S. Nicolau;
- o Baile Nicolino

Ao longos dos tempos, as Festas Nicolinas têm sofrido algumas alterações em função do evoluir normal da civilização, mas a sua essência mantém-se.

As Festas Nicolinas são consideradas as Festas mais antigas de Guimarães e representam um testemunho intangível do património cultural vimaranense.

Brevemente será apresentado o programa para 2013, fique atento.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version