ENTRAR

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Festival Chícharo da Serra 2013 em Santa Catarina da Serra

Santa Catarina da Serra acolhe a 8ª Edição do Festival Gastronómico e Cultural “O Chícharo da Serra” de 21 a 25 de Novembro de 2013.

Apostando na higiene e segurança alimentar, assim como, na diversificação de actividades de Animação, a organização do evento pretende, este ano, superar os visitantes da edição do ano anterior.

A Freguesia de Santa Catarina da Serra comemora a 25 de Novembro o seu aniversário. Localizada a sul do concelho de Leiria (a 4km de Fátima) distingue-se pelo associativismo, pela união das suas gentes e pela sua história.

Este Festival decorre, em Santa Catarina da Serra. O evento surgiu em 2006 com o reconhecimento histórico, cultural e gastronómico que a região tem com esta leguminosa que se adapta bem a estes solos e que faz parte da história e da alimentação dos nossos antepassados.

O Bacalhau assado na brasa com chícharos, javali,  coelho, lebre com chícharos, diversas sopas e muitos petiscos, assim com a tarde, pudim e queijada de Chícharo são algumas das iguarias presentes no Festival.

Este certame é uma aposta na divulgação da nossa cultura, artesanato e gastronomia regional. São seis dias de muita animação musical, dj's, exposições e gastronomia a não perder!

Concurso de Bandas

Inserido no 8º Festival Cultural e Gastronómico “O Chícharo da Serra”, a ForSerra – Associação Desenvolvimento e Gestão de Património de Santa Catarina da Serra organiza o IV concurso de bandas de garagem. O concurso irá decorrer no dia 21 de Novembro 2013

A sua realização, visa proporcionar uma oportunidade aos jovens de todo o país, com talento na área musical, de se revelarem, conferindo a possibilidade de lança-los no meio, estimular a formação e o trabalho desenvolvido pelas chamadas bandas de garagem e oferecer um evento aos jovens e à comunidade em geral que aprecia música.

Gastronomia

Este é o espaço de excelência do evento. É neste espaço, de 800 m2 onde estarão disponíveis algumas tasquinhas de associações para o servir.

O prato principal é o chícharo com bacalhau, mas poderá também saborear o chícharo com javali, coelho, lebre entre outros pratos tradicionais a acompanhar do bom vinho da região de Santa Catarina da Serra, doces de chícharo e iguarias tradicionais.

Artesanato e Exposições

O sector de Artesanato do Chícharo da Serra desde a primeira hora que se assumiu como uma das valências que mais contribuiu para o prestigio que o certame alcançou a nível regional, tornando-se uma referência obrigatória no calendário das principais feiras para muitos artesãos.

Este espaço está destinado à exposição de produtos e serviços das empresas da região. Poderá ver também o que de melhor fazem os nossos artesãos com uma vasta exposição de artesanato que vai desde o vidro, mantas de retalhos ao cestos de vime. O sector de Artesanato do Festival “Chícharo da Serra” desde a primeira hora, que se assumiu como uma das valências que mais contribuiu para o prestigio que o certame alcançou a nível regional, tornando-se uma referência obrigatória no calendário das principais feiras para muitos artesãos. A nível empresarial, também as empresas tem lugar neste evento estando presentes com os seus produtos para uma maior proximidade com potenciais clientes.

Espaço de Animação

Nesta tenda estão três bares de apoio aos espectáculos.

Entre bandas de música, dj’s, ranchos folclóricos, escolas de dança, grupos de música popular e alguns músicos conhecidos no panorama musical português, todos terão aqui lugar.

Exposição de Automoveis Antigos

Numa colaboração com este evento, o Clube de Automóveis Antigos de Santa Catarina da Serra junta-se ao evento com uma exposição de carros antigos.

Entre modelos que marcaram gerações podem-se ver carros topo de gama de valores incalculáveis.

Localização

O evento realiza-se no Complexo Desportivo da União Desportiva da Serra em Santa Catarina da Serra, Freguesia do Concelho e distrito de Leiria.

O local do evento fica a 4Km de Fátima e a 15Km da cidade de Leiria.

Agora, com o o novo traçado IC9, torna-se mais fácil chegar ao evento, saindo na saída de Fátima.

Coordenadas Gps:
Latitude: 39º 40’ 5.83 “N
Longitude: -8º 40’56.46”O

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version