ENTRAR

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais Alcobaça 2013 - Programa

De 14 a 17 de Novembro 2013 decorre a Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais nos Claustros do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Os claustros do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça preparam-se para receber a XI edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais.

O Refeitório, a Sala dos Monges e a Sala do Capítulo são as salas que dão as boas-vindas à mais carismática Mostra Conventual do País.

De 14 a 17 de Novembro, o Monumento Património da Humanidade acolhe mais de 40 participantes nacionais e estrangeiros, donde se destacam Conventos portugueses, Mosteiros de Espanha, Abadias de França e Bélgica e as ilhas da Madeira e Açores.

Com o objectivo de colocar Alcobaça numa dimensão internacional, como pólo de defesa da autenticidade das artes gastronómicas, os visitantes podem encontrar no certame variadíssimos doces e degustar as maravilhas conventuais.

Das cozinhas dos mosteiros e dos conventos surgiram as mais maravilhosas doçarias, confeccionadas à base de açúcar e ovos.

Durante muitos séculos essas receitas ficaram no segredo dos deuses, mas com a abertura ao exterior, os segredos foram-se desvendando e hoje, as melhores delícias podem ser degustadas na mais carismática Mostra Internacional de Doces Conventuais. Pelo XI ano consecutivo, Alcobaça e o Mosteiro de Santa Maria, são o palco do evento que, anualmente, acolhe mais de 35 mil visitantes.

O amarelo-torrado é a cor predominante do mês de Novembro na cidade de Alcobaça, mais especificamente, ao longo das salas do Mosteiro de Alcobaça. O açúcar volta a ser, de 14 a 17 de Novembro, a mancha decorativa da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais.

Sobejamente conhecida a nível nacional e internacional, esta edição conta mais uma vez com a presença de cerca de 40 participantes, onde estão incluídas presenças estrangeiras de países como: Bélgica, França e Espanha e Brasil. Este ano a Autarquia espera ainda receber uma representação da Polónia (fruto das geminações estabelecidas com a cidade de Belchatów).

A Autarquia, que se assume como pioneira do evento desde 1999, continua a apostar no acontecimento cultural que anualmente mais visitantes traz ao concelho. Uma aposta que alia os sabores da gastronomia à cultura e ao património deixado pelos Monges Cistercienses.

Saboreie os melhores Doces Conventuais e assista ao variadíssimo leque de actividades da XI Mostra de Doces e Licores Conventuais. Música, dança, animação de rua, são algumas das propostas que lhe apresentamos.

A tradição conventual, verdadeiras iguarias criadas através de inúmeras experiências de longa prática e dedicação, paciência e devoção, que ao longo dos séculos foram rodeadas de secretismo, são anualmente colocadas ao dispor dos visitantes da Mostra. A organização lança o desafio para que saboreie as melhores delícias conventuais reunidas num espaço único.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version