ENTRAR

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Feira da Castanha Castmonte 2013 Carrazedo de Montenegro - Valpaços

A 17.ª edição da Feira da Castanha de Carrazedo de Montenegro, no concelho valpacense, vai divulgar, o «ouro» das Terras de Montenegro.

Uma Feira da Castanha, que engloba um bolo de castanha com 600 quilos, a qualidade da castanha e dos produtos expostos, aliados ao bom vinho e azeite da região, além da animação constante, são motivos suficientes para visitar Carrazedo de Montenegro entre os próximos dias 8 e 10 de Novembro.

Do programa, destaca-se a abertura, cerca das 16 horas de sexta-feira, dia 8, que contará com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, e, ainda, o Concurso da Jeropiga, uma novidade este ano, uma vez que “é a bebida que combina com a castanha na nossa região”.

A produção de castanha, que este ano deverá cair em cerca de 20%, é o principal sustento económico das famílias da região que, anualmente, gera uma receita entre os 15 e os 20 milhões de euros.

A Castmonte 2013 conta com mais de meia centena de expositores e os de produtos locais estarão concentrados no pavilhão principal.

Durante os três dias, os visitantes poderão adquirir, além da castanha, produtos e doces confeccionados com este fruto, vinho, azeite, folar, bolo podre, maça, entre outros.

Espera-se romaria à Capital da Castanha, entre 8 e 10 de Novembro, e a festa só deverá terminar depois da abertura do bolo gigante, de 600 quilos, feito à base de farinha de castanha que será dado a provar a partir das 17 horas. Para a elaboração do bolo estará presente no certame dois irmãos naturais da freguesia de Argeriz (Midões), que fazem parte de uma comitiva de Beynat, França, localidade com a qual a vila de Carrazedo de Montenegro mantém um protocolo de geminação. O stand de exposição da referida comitiva dará a conhecer uma variedade de produtos que se podem produzir tendo a castanha como matéria-prima.

A Castmonte é promovida pelo Município de Valpaços, Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro, ARATM e conta com o apoio da ADRAT – Associação de Desenvolvimento Rural do Alto Tâmega.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version