ENTRAR

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Feira da Castanha de Marvão 2013 - O Maior Magusto do Mundo

Marvão prepara-se para distribuir dez toneladas de castanhas e três mil litros de vinho, por ocasião da 30ª edição da Feira da Castanha. A região, reconhecida como das mais ativas na promoção da gastronomia e na hospitalidade, ambiciona, este ano, realizar o Maior Magusto do Mundo.

A vila de Marvão, no Alentejo, prepara-se para, nos próximos dias 9 e 10 de novembro, ser palco de uma edição especial da Feira da Castanha, que todos os anos se realiza no segundo fim-de-semana de novembro. Este ano, na sessão inaugural, terá lugar uma justa homenagem aos fundadores desta iniciativa.

Esta é já a 30ª edição do evento, que representa um dos mais genuínos em solo português e um dos melhores cartões-de-visita de toda a região.

Para assinalar os 30 anos de tradição da Feira da Castanha, o Município de Marvão, responsável pela organização da iniciativa, procura este ano conquistar o título de Maior Magusto do Mundo. Para o efeito, serão distribuídas dez toneladas de castanhas e três mil litros de vinho da região, numa festa em que são esperados mais de 20 mil visitantes.

Provas de vinhos e licores, degustações da mais diversa doçaria com castanhas, produtos regionais, mostra e venda de artesanato local, exposição de fotografia, bailes populares, teatro de rua, concertos e iniciativas de animação circense são apenas algumas das atividades que estão reservadas àquele que é um dos mais importantes eventos de Marvão.

Do programa fazem ainda parte as atuações dos Melech Mechaya, Cabra Cega, CantAreias, Mimo’s Dixieband, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Santo António das Areias, Domingos e Dias Santos e Projeto EZ, Bate no Fole, DJ Reis e Escola de Música de Marvão.

A partir de 2 novembro, e até dia 16, tem também lugar, em todos os restaurantes aderentes do concelho, a ‘Quinzena Gastronómica da Castanha’, que representa uma ocasião única para saborear as mais variadas receitas feitas à base deste fruto, classificado como produto de Denominação de Origem Protegida (DOP).

O Município de Marvão, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, vai ainda apresentar este ano duas receitas originais, um prato e um doce, inspiradas na castanha da região.

Marvão encontra-se, neste momento, em processo de preparação de candidatura a Património Mundial da UNESCO, pela sua paisagem natural, história e identidade cultural.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version