ENTRAR

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Natal em Setúbal 2013 - Agenda, Cartaz e Programa

Natal em Setúbal 2013 vai ter Concertos, cinema, teatro, dança, animação de rua e artesanato num vasto programa, dinamizado em dezembro e em janeiro, que assinala a quadra natalícia em Setúbal, com atividades para toda a população.

A Biblioteca Pública Municipal apresenta nos serviços centrais, durante os dias úteis de dezembro, às 10h00 e às 14h30, a animação de leitura “A Noite de Natal do Palhaço João Surpresa”, para crianças dos 3 aos 10 anos, baseada no livro homónimo ilustrado por Susanna Ronchi.

Igualmente para o público infantil, logo no dia 1, a associação Artiset promove o workshop de escrita criativa “Uma carta ao Pai Natal”, a realizar das 10h00 às 12h00, na Casa da Cultura, com um custo de cinco euros. As inscrições são feitas pelos telefones 265 236 168 e 963 034 025.

No mesmo dia, igualmente na Casa da Cultura, é exibido o filme “Rudolfo, a rena do nariz vermelho”, sobre as aventuras de uma rena no Polo Norte que ajuda a salvar o Natal. A sessão de cinema infantil, agendada para as 11h00, na Sala José Afonso, custa 1,5 euros.

 Para todos os públicos, no dia 2, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, há uma sessão do ciclo “Lauro António Masterclass”, com a exibição do filme “O Feiticeiro de Oz”, de Victor Fleming, com Judy Garland no papel principal. A iniciativa, de entrada gratuita, é comentada pelo crítico de cinema.

Segue-se, no dia 6, igualmente no Fórum Municipal Luísa Todi, um espetáculo de Natal com a atuação de alunos de todas as classes da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal. As entradas para o espetáculo, com início às 19h00, custam três euros.

A pensar na saúde e no bem-estar, uma “Manhã Ativa e Solidária”, dia 7, das 10h00 às 12h00, com corrida/marcha e uma aula de fitness, realiza-se num percurso pela Avenida Luísa Todi, com término no Parque Urbano de Albarquel. A atividade do projeto “Ativo dos 0 aos 100” inclui uma recolha de donativos para instituições de solidariedade social.

No mesmo dia, às 19h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, há ainda uma atuação da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, por alunos das classes de guitarra, violino, violoncelo, saxofones, coros infantil e juvenil, classes orff e Orquestra Orff de Setúbal, com idades entre os 6 e 12 anos. As entradas custam três euros.

O dia 7 marca igualmente o arranque da “Temporada Musical em Azeitão”, com atuações em várias igrejas e capelas. A iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia de Azeitão, do “Espírito de Natal em Azeitão 2013”, prolonga-se até 5 de janeiro.

O programa do “Natal em Setúbal 2013” continua no dia 13 com a tradicional festa de Natal para as crianças da freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra. A iniciativa, da Junta de Freguesia de S. Sebastião, com início às 10h00, de entrada livre, realiza-se na Cooperativa de Habitação e Construção Económica “Força de Todos”.

A Orquestra Clássica do Sul, criada em setembro e dirigida por Cesário Costa, faz a primeira apresentação em Setúbal no dia 13, no Fórum Municipal Luísa Todi, a partir das 21h30. O espetáculo, com obras dedicadas à época natalícia de François-Joseph Gossec, Giuseppe Sammartini, Arcangelo Corelli e Tchaikovsky, custa 12 euros.

Entre os dias 13 e 15 decorre o certame “Azeitão Solidária”, espaço de venda de Natal, com vários produtos tradicionais. A iniciativa, a decorrer em Vila Nogueira de Azeitão, é dinamizada pela junta de freguesia local no âmbito do “Espírito de Natal em Azeitão 2013”.

O dia 14 começa com uma arruada de Natal, às 15h00, com a Banda de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense a animar as ruas da Baixa comercial. À mesma hora inicia-se a Tarde Intercultural “Natal com Todos”, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, com música, teatro, dança e a exposição de fotografia “Nós Trabalhamos com as Máquinas”, de José A. Carvalho.

No mesmo dia, às 16h00, há uma festa de Natal na Biblioteca Pública Municipal, com as participações do músico Pedro Pereira e do coro Afina Setúbal. A iniciativa inclui ainda uma instalação teatral pelo projeto “Marca d’Água”, da Água Ardente Produções Teatrais.

Um concerto de encerramento das comemorações dos 25 anos do Conservatório Regional de Setúbal, com a participação das várias classes e ensembles da escola, realiza-se igualmente no dia 14. O espetáculo agendado para o Fórum Municipal Luísa Todi, a partir das 21h30, tem um custo de três euros.

O dia 15 conta com um concerto de Natal pelo Grupo Coral da Escola Secundária de Bocage, às 15h30, na Igreja de São Julião, e festas natalícias em Setúbal, às 15h00, no Grupo Desportivo “O Independente”, para a população sénior, e em Azeitão, a partir das 16h00, na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, ambas com entrada gratuita.

Os ateliers de férias de Natal na Biblioteca Pública Municipal – Polo da Gâmbia começam no dia 16 e prolongam-se até ao final do mês. Os interessados em participar na atividade, a dinamizar entre as 09h00 e as 12h00 e as 13h00 e as 17h00, devem fazer a inscrição pelo telefone 265 708 209.

Sabores natalícios marcam presença em dois workshops da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, nos dias 16 e 18, das 18h00 às 21h00. O primeiro, “Natal no Mundo”, inclui degustação, o segundo, “Academia de Natal para Pais e Filhos”, tem jantar. Inscrições pelo telefone 265 009 908 ou pelo endereço monica.pernes@turismodeportugal.pt.

Os utentes de todos os polos do projeto “Desportivamente em (Re)Forma” reúnem-se numa manhã ativa de atividade física e convívio, no dia 17, com início às 10h00, no Pavilhão Antoine Velge.

No dia 19 há origami num atelier da Artiset para elaboração de pássaros e pregadeiras em papel, para crianças dos 6 aos 12 anos, das 10h00 às 12h00 ou das 12h00 às 14h00. A iniciativa, com um custo de cinco euros, decorre na Casa da Cultura, no Espaço das Artes. Inscrições pelos contactos 265 236 168 e 963 034 025.

No mesmo dia, à noite, há um concerto de Natal pelo Coral Luísa Todi, evento com início agendado a partir das 21h30, na Igreja de S. Sebastião. No espetáculo, com direção de Gisela Sequeira, participam igualmente Marcos Santos, tenor, e Miguel Sousa, pianista.

Seguem-se, no dia 20, atividades na Casa da Cultura. No Espaço das Artes, de manhã e à tarde, há um workshop da Artiset para elaboração de uma prenda de Natal e leitura de um conto, iniciativa para crianças dos 6 aos 12 anos, com inscrições pelos telefones 265 236 168 e 963 034 025. Na Sala José Afonso, às 22h00, há um concerto de entrada paga.

Nos dias seguintes, a 21 e 22, há animações artísticas pelo Teatro do Elefante e pelo Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico, momentos de interação com a população, envoltos no espírito natalício, que decorrem pelas ruas do centro histórico.

O “Natal em Setúbal 2013” continua no dia 21, às 15h00, com a festa “Pais Natal Motards”, no Grupo Desportivo “O Independente”, atividade da Junta de Freguesia de S. Sebastião e do Motoclube de Setúbal dirigida a crianças carenciadas da zona, com distribuição de prendas. Inscrições pelo telefone 265 719 520.

Igualmente no dia 21, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e o Lisboa Cantat encontram-se em formação de coro de câmara e interpretam “Oratório – O Messias”, o mais célebre oratório de Händel. O concerto, com início às 21h30, é conduzido por Marcos Magalhães. As entradas custam 12 euros.

No mesmo dia, em igual horário, há um concerto de Natal dinamizado pelo Coro de Câmara de Setúbal, uma atuação agendada para a Igreja de S. Paulo, com entrada gratuita, promovida pela associação Dedicarte.

O dia 22 começa com “Histórias Contadas pelo Vento”, uma iniciativa do TAS – Teatro Animação de Setúbal, para crianças a partir dos 3 anos, com interpretação de Célia David e sonorização de Carlos Curto. As entradas para a encenação, com início às 11h00, na Casa da Cultura, na Sala José Afonso, custam 4,5 euros (individual) e oito euros (adulto e criança).

No mesmo dia, às 16h30, há um concerto de Natal no qual atua o Coro de Câmara de Setúbal. A iniciativa, da Dedicarte, de entrada livre, realiza-se a partir das 16h30 na Igreja de S. Simão, em Azeitão.

“Uma prenda de Natal às crianças de Setúbal” é o título de um espetáculo agendado igualmente para o dia 22, às 18h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, uma iniciativa organizada pela Helen Hamlyn Trust e pela Câmara Municipal de Setúbal.

O evento conta com canções tradicionais de Natal pelo Coral Infantil de Setúbal, dirigido pelo maestro Nuno Batalha, e com a obra para crianças “O Carnaval dos Animais”, de Camille Saint-Saens, pelos pianistas João Paulo Santos e Nuno Lopes, acompanhados de um agrupamento instrumental. Os textos, de Francis Blanche, são traduzidos e interpretados por Pedro Wallenstein, num concerto com colaboração especial de Filipe Blanquet.

Na tarde de Natal, o Fórum Municipal Luísa Todi tem sessão especial do ciclo “Lauro António Masterclass” com a exibição, às 17h00, do filme “Natal Branco”, de Michael Curtiz, projetado no ecrã gigante da VistaVision, com canções de Irving Berlin e interpretações de Bing Crosby e Danny Kaye.

Durante todo o mês, há decorações natalícias feitas nas escolas, com recurso à reutilização de materiais usados, exibidas na placa central da Avenida Luísa Todi, em frente da PSP.

Destaque ainda para duas “Mostr’Arte de Natal!”, uma nos dias 7 e 8, durante a manhã, no Mercado do Livramento, a outra de 14 a 24, das 10h00 às 18h00, nos largos da Misericórdia e da Ribeira Velha.

O programa do “Natal em Setúbal 2013 ”continua em janeiro com um concerto de reis, no dia 5, pelo Grupo Coral da Escola Secundária de Bocage. O evento, agendado para as 16h30, com entrada livre, realiza-se na Igreja de S. Simão, em Vila Fresca de Azeitão.

No dia seguinte, a 6, o Grupo Coral “Os Amigos do Independente” e o grupo Toquivozes cantam as janeiras nos Paços do Concelho. A iniciativa, de entrada livre, tem início às 18h00.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version