ENTRAR

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Passagem de Ano na Madeira e Funchal 2013-2014 - Programa e Fogo de Artifício

A Passagem de Ano na Madeira, mais particularmente na baía do Funchal é um espectáculo lindo de se ver, neste fim de ano 2013-2014 o espectáculo de fogo-de-artifício que assinala o reveillon na Madeira vai, este ano, ser dedicado aos cruzeiros.

E este tem o objectivo de assinalar o 100.º aniversário do Porto do Funchal.

“O tema para este ano está relacionado com navios de cruzeiro/paquetes, numa homenagem à celebração do centésimo aniversário do porto do Funchal, pela criação do primeiro organismo para a gestão das infra-estruturas portuárias da Madeira”, refere o site do Turismo da Madeira. O espectáculo vai ter a duração de oito minutos, distribuindo-se por 35 postos de queima de fogo localizados no anfiteatro do Funchal (22 postos), na orla marítima e baixa citadina (oito postos), no mar (quatro) e na Ilha do Porto Santo (um posto).

O espectáculo de fogo-de-artifício da Madeira no reveillon é reconhecido internacionalmente e é considerado um dos maiores e mais deslumbrantes do mundo, atraindo anualmente milhares de turistas até ao Funchal nesta época festiva.

Para o reveillon, estão já confirmados 10 navios de cruzeiro que vão estar no Funchal na noite de 31 de Dezembro para assistir ao espectáculo de fogo-de-artifício na baía do Funchal.

Mas esta época festiva na Madeira é também conhecida pela decoração natalícia que se espalha pelas ruas da capital madeirense, com destaque para as iluminações de Natal, que este ano vão ser ligadas no dia 8 de Dezembro, data que marca também o início das celebrações natalícias na ilha.

Iluminações de Natal | Funchal
Dezembro 2013 – Janeiro 2014

O início do mês de dezembro assinala os preparativos para as emblemáticas festas de Natal e de Fim de Ano da Madeira.

No dia 8 as principais artérias da baixa citadina do Funchal são decoradas com luzes de todas as cores, compondo os mais variados desenhos ilustrativos da época natalícia na ilha.

Aproveite para realizar as suas compras de Natal ou simplesmente para passear pelas pitorescas ruas da capital madeirense que, com o seu espírito de festa e harmonia, convidam a momentos mágicos.

Reserve já a sua viagem e desfrute de um Natal inesquecível!

Festas de Natal e Fim do Ano - Festas da Madeira
De 8 Dezembro a 6 de Janeiro 2014

É com a inauguração das iluminações decorativas nas ruas da baixa citadina do Funchal, durante o mês de Dezembro, que se inicia o programa das Festas de Natal e de Fim-de-Ano.

Estas comemorações integram um rico e extenso programa de manifestações culturais, religiosas, etnográficas e artísticas que abrange todo o mês de Dezembro e que termina com a celebração do Dia de Reis.

Nesta altura do ano, o Funchal apresenta-se como um verdadeiro presépio, de proporções reais, com as suas ruas enfeitadas com flores e luzes multicolores, que compõem figuras alusivas à época. Nas ruas e praças a música a todos contagia através dos concertos, das actuações das bandas filarmónicas e dos grupos folclóricos. São também variadas as exposições natalícias, autênticos quadros vivos das tradições madeirenses.

Na Madeira vive-se com especial fulgor os preparativos para “A Festa”, cognome que os madeirenses adotaram para evidenciar o Natal como a sua festa por excelência. Iniciam -se no princípio do mês de Dezembro com a montagem da lapinha e/ou presépio e com a confeção de diversas iguarias e doces, nomeadamente o afamado bolo de mel, as broas, os licores caseiros e a preparação da carne de “vinha -de -alhos”, que resulta num dos pratos mais afamados da culinária madeirense.

Outra das vivas tradições desta quadra, é a celebração das 9 Missas do Parto, que acontecem de madrugada para anunciar o Nascimento do Menino Jesus, acompanhadas de cânticos entoados por populares, habitualmente, no adro das Igrejas, onde se fazem decorações natalícias e se oferecem comes-e-bebes tradicionais da época aos presentes.

No dia 23 de Dezembro realiza-se a tradicional festa da Noite do Mercado, onde os madeirenses aproveitam para fazer as últimas compras de Natal e onde se podem provar os diversos petiscos e bebidas tradicionais da época.

Depois das comemorações de Natal a animação continua, em clima de antecipação das Festas do Fim de Ano com o famoso espetáculo de fogo-de-artifício, reconhecido oficialmente pelo livro de recordes do Guiness , em 2006, como o maior espectáculo de fogo-de-artifício do mundo:

Este magnífico cenário, de beleza rara, é simplesmente único, com milhares de lâmpadas multicolores que enfeitam o anfiteatro do Funchal, transformando-o num palco grandioso. Com as badaladas da meia-noite, do dia 31 de Dezembro, os céus ficam iluminados com cor, luz e esperança num novo ano que se inicia.

Programa

1 de dezembro - Início das Iluminações na baixa citadina
8 de dezembro de 2013 a 6 de janeiro de 2014 - Iluminação geral do anfiteatro do Funchal
12 de dezembro - Início de transmissão de música ambiente natalícia e inauguração oficial das decorações e animação diversa na baixa citadina (Avenida Arriaga, Jardim Municipal, Largo da Restauração e Largo do Chafariz)
16 a 24 de dezembro - Missas do Parto na Sé Catedral do Funchal seguidas de animação tradicional no Largo da Sé
23 de dezembro - Tradicional "Noite do Mercado" no Mercado dos Lavradores e áreas circundantes
27 de dezembro 2013 a 2 de Janeiro de 2014 - Praça do Mar: "Feira Tradicional das Casas do Povo da Madeira" com artesanato, gastronomia e folclore
28 de dezembro - tradicional corrida de São Silvestre "LV Volta à cidade do Funchal"
31 de dezembro - Réveillon 2013/2014 com grande espectáculo de fogo de artifício
5 de janeiro de 2014 - Espetáculo "Cantar os Reis" no Jardim Municipal

Clique aqui para Reservar Hotéis na MADEIRA aos Melhores Preços da Internet

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version