ENTRAR

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Semana Gastronómica do Capão à Freamunde 2013 - Programa

A VIII Semana Gastronómica do Capão à Freamunde, que vai decorrer entre os próximos dias 30 de Novembro a 13 de Dezembro, apresenta este ano algumas novidades, nomeadamente a apresentação do Embaixador Honorário do Capão à Freamunde e dos Embaixadores nomeados para 2013 nas categorias de Empresário, Chefe, Jornalista, Confraria e Professor, que serão distinguidos com um diploma.

Neste período, oito restaurantes do concelho terão disponível no seu menu, o prato de Capão à Freamunde, desafio lançado pela Autarquia e Junta de Freguesia de Freamunde aos restaurantes nos últimos 8 anos, juntamente com a Associação de Jovens Ao Futuro (AJAF) e a Associação de Criadores de Capão de Freamunde.

É mais um momento alto para a promoção deste prato que encanta apreciadores, inspirou escritores e cujo produto se encontra em processo de Indicação Geográfica Protegida (IGP).

Pelo terceiro ano, em parceria com a Rota do Românico, será lançado um programa turístico “Uma tradição de sentidos e sabores … Capão à Freamunde”, conjugando assim o património histórico e o património gastronómico.

A Semana Gastronómica do Capão à Freamunde abre no dia 30 de Novembro e termina a 13 de Dezembro em 8 Restaurantes do concelho.

Um dos pontos altos desta edição da Semana Gastronómica acontecerá no dia 12 de Dezembro, com o XXII Concurso Gastronómico “Capão à Freamunde” 2013, que consiste num Jantar de Capão à Freamunde na Quinta do Pinheiro- Freamunde, durante o qual é atribuído o prémio ao restaurante que melhor confeciona o Capão.

Neste evento, os restaurantes aderentes levam o seu capão a concurso, onde o prato é apreciado e avaliado por um júri, sendo posteriormente comunicado o vencedor no Jantar e entregues os respetivos prémios. O Jantar de Capão à Freamunde contará com a participação de individualidades das diversas áreas, que têm oportunidade de apreciar tão prezada iguaria.

É mais um momento alto para a promoção deste produto e deste prato que encanta apreciadores e cujo produto já certificado como IGP, Indicação Geográfica Protegida.

Excelente assado, com ou sem recheio, coleciona apreciadores de prestígio. Camilo Castelo Branco, aconselhava-o ligeiramente flambado com aguardente velha e conduzido à mesa com a pele estaladiça. A iguaria mereceu, no entanto, referência em obras de Gil Vicente, Eça de Queirós e D. Francisco Manuel de Melo.O jantar de “Capão à Freamude” realizar-se-á na Quinta do Pinheiro a 12 de Dezembro pelas 20h00 e o valor de cada bilhete será de 20 euros e encontram-se à venda na Junta de Freguesia de Freamunde.

O dia 13 de Dezembro é, por excelência, o dia da compra e venda do Capão vivo – Feira dos Capões /Feira de Santa Luzia, onde milhares de pessoas deslocam-se a Freamunde, que decorre no centro da cidade. Também no mesmo terreiro da feira realiza-se, pelas 12h00, o Concurso de Melhor Capão Vivo, onde os criadores presentes na feira apresentam os seus melhores capões a Concurso.

De salientar a importância dos parceiros envolvidos: a AJAF, a primeira grande impulsionadora do Concurso Gastronómico, a Associação de Criadores de Capão, Confraria do Capão, a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, da Rota do Românico, da Associação Empresarial de Paços de Ferreira, ADER-SOUSA, Instituto Politécnico do Porto, Quinta do Pinheiro e INFUSA, que têm por função a promoção e divulgação do Capão à Freamunde.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version