ENTRAR

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Natal 2013 reciclável em Mora - Programa e Eventos

Um Natal reciclável é a aposta do concelho de Mora para celebrar a época. Por um lado, a edilidade está a apoiar a construção de uma árvore de Natal gigante, feita exclusivamente com material reciclável, com cinco metros de altura a ser colocada na praça Conselheiro Fernando de Sousa. 

Ao mesmo tempo, o grupo de artesãs do concelho de Mora, que semanalmente promove a “feirinha da praça” – espaço de venda ao público dos produtos da região – incentiva à originalidade da população para participar na Exposição de Árvores de Natal “Natal Original Natal Diferente”, composta por árvores de natal feitas em material reciclável.

A ideia da feirinha da praça surgiu de uma actividade organizada pela Autarquia de Mora, aquando as comemorações do Dia Internacional da Mulher deste ano – Artes no Feminino. 

Posteriormente, o grupo organizou-se e, no primeiro sábado de cada mês, leva a cabo a "Feirinha da Praça". Começou por acontecer numa das praças principais da vila e agora, no período de Inverno, mudou-se para o Mercado Municipal, em Mora.

Com o aproximar da época natalícia surgiu a ideia de incentivar a população a criar e doar árvores de natal recicláveis que ficarão em exposição durante a época.

Um Natal reciclável este ano em Mora

MONTE SELVAGEM E FLUVIÁRIO DE MORA 
COM PROMOÇÃO CONJUNTA DE NATAL 

O Parque Monte Selvagem, em Montemor-o-Novo e o Fluviário de Mora têm uma promoção conjunta em 10 dias deste Natal para que se passe um dia diferente visitando os dois locais.

Em todos os fins-de-semana, e nos dias 19 e 20 de Dezembro, as crianças entre os 3 e os 12 anos não pagam no Fluviário de Mora e no Monte Selvagem, quando acompanhadas por um adulto. Com o bilhete de adulto, vale 50 por cento de desconto em ambos os locais, onde as crianças também não pagam. Tudo à distância de 35 km.

Um dos destinos turísticos mais procurados  na região, o Monte Selvagem foi premiado em 2012 pela Entidade Turismo do Alentejo – ERT, com a distinção de Melhor Empreendimento de Animação Turística do Alentejo.

Conhecer as renas do Pai Natal

Porque o Pai Natal “se esqueceu delas” no Monte Selvagem no ano passado, as renas são exemplares únicos em Portugal, mas não se olvide os crocodilos do Nilo, as dezenas de lémures e macacos e os mais de 400 animais, além do trampolim gigante familiar Uma aventura permanente para os mais novos que também podem subir às casas nas árvores, deslizar nos escorregas e perder-se nos baloiços, explorando de tractor os 20 hectares da reserva ou ainda participando nos ateliês selvagens.

O Fluviário de Mora gizou um programa especial para a época de Natal. Sob o lema “Águas Transparentes para umas Férias Diferentes”, o espaço possui 10 actividades dedicadas aos rios e à fauna piscícola.

O Fluviário de Mora é pioneiro na Europa e abriu em Março de 2007, tendo recebido até hoje mais de 690 mil visitantes. Simulando o percurso de um rio da nascente até á foz, possui 600 peixes de 70 espécies, além de oito lontras.

Sedeado em Montemor-o-Novo, freguesia do Lavre, é um dos mais característicos espaços nacionais de alojamento e protecção da Natureza e da vida animal, albergando actualmente, em 20 ha, mais de 75 espécies. 

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version