ENTRAR

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Natal e Presépio de Monsaraz 2013 - Agenda e Programa

Neste Natal 2013 recomendamos uma visita ao presépio de Reguengos de Monsaraz, onde quase meia centena de figuras em tamanho real vão compor o Presépio de Rua que pelo décimo quarto ano consecutivo vai animar a vila medieval de Monsaraz. 

O Presépio foi inaugurado no domingo, dia 1 de dezembro, às 17h, e poderá ser apreciado até ao dia 6 de janeiro.

As 46 figuras vão estar distribuídas pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo, local onde haverá uma choupana com a manjedoura e o conjunto principal, a Virgem, São José e o Menino. A autora do Presépio, a escultora Teresa Martins, construiu as figuras a partir de grandes estruturas de ferro e rede recobertas por panos de cor crua, impermeabilizados e tratados para o efeito, pintadas com tons pastel, rosa velhos e lilases, e com as caras e as mãos feitas em cerâmica.

Os milhares de turistas que se deslocam a Monsaraz durante esta época do ano podem fazer um percurso pelas ruas históricas “acompanhados” pelas figuras que representam a Natividade, como os Reis Magos, os guardas do castelo, o pastor, a lavadeira, a fiadeira e o almocreve, estando igualmente simbolizados ofícios tradicionais do concelho como a olaria e a vitivinicultura. Em cada ano, as figuras são colocadas noutros locais da vila medieval, atribuindo-lhes um sentido diferente.

Esta iniciativa do Município de Reguengos de Monsaraz visa promover com criatividade a vila medieval de Monsaraz. Todas as figuras vão estar iluminadas, resultando num efeito visual apreciável para os visitantes que se deslocarem a Monsaraz durante a noite.

Xana Toc Toc é a estrela do Natal em Reguengos

O Pai Natal vai chegar no dia 7 de dezembro, pelas 16h, à Aldeia do Natal, em Reguengos de Monsaraz. Neste dia, as crianças poderão passear de charrete com os duendes entre as 15h e as 16h e a seguir tirar fotografias com o Pai Natal na Casa do Pai Natal.

O Natal em Reguengos, conjunto de iniciativas organizadas pelo Município de Reguengos de Monsaraz, vai decorrer nos fins de semana entre 7 e 22 de dezembro na Praça da Liberdade. No domingo, dia 8 de dezembro, das 14h30 às 16h30, haverá animação de rua e as crianças poderão tirar fotografias com o Pai Natal e passear de charrete com os duendes.

A partir das 17h, Xana Toc Toc sobe ao palco do Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições para apresentar o seu terceiro CD e DVD, intitulado “Na Aldeia Colorida”, que foi editado esta semana. Os bilhetes custam 10 euros (a partir dos três anos de idade) e já estão à venda no Balcão Único Municipal e no Posto de Turismo de Reguengos de Monsaraz. No dia do espetáculo, os ingressos podem ser adquiridos nas bilheteiras do Parque de Feiras e Exposições.

No dia 14 de dezembro, às 11h, realiza-se o II Mini Grande Prémio de Triciclos (até aos 3 anos de idade) e de Bicicletas (dos 4 aos 10 anos de idade). A partir deste fim de semana, os passeios de charrete decorrem entre as 15h e as 17h e a animação de rua e as fotografias com o Pai Natal entre as 16h e as 18h.

Durante o Natal em Reguengos, a Biblioteca Municipal vai expor uma Mostra de Presépios e de Árvores de Natal elaborada pelas crianças do ensino básico, jardins-de-infância e creches do concelho de Reguengos de Monsaraz. Nos fins de semana de 7 a 15 de dezembro poderão ser entregues prendas (brinquedos, vestuário e alimentos não perecíveis) na Casa do Pai Natal para ajudar as famílias em situação de carência do concelho.

Rão Kyao vai tocar em Reguengos de Monsaraz, S. Pedro do Corval e Monsaraz

O Município de Reguengos de Monsaraz vai organizar diversas iniciativas culturais durante a quadra natalícia. No dia 1 de dezembro, às 17h, na vila medieval de Monsaraz, será inaugurado o Presépio de Rua com quase meia centena de figuras em tamanho real, e uma hora depois haverá Cante ao Menino pelo Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, que vai interpretar temas do cancioneiro religioso popular do Alentejo. Os cantes ao menino nasceram nos conventos alentejanos e a tradição mantém-se em Monsaraz.

No dia 13 de dezembro, pelas 21h30, na Igreja de S. Pedro do Corval, vai atuar o músico e compositor português Rão Kyao. Famoso como intérprete de flauta de bambu e de saxofone, Rão Kyao editou mais de duas dezenas de discos durante as quase cinco décadas de carreira musical. O álbum “Fado Bailado”, de 1983, foi o primeiro disco português a atingir a platina.

Rão Kyao tem mais dois espetáculos agendados no concelho. Dia 14 de dezembro, às 21h30, atua na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, em Monsaraz, num concerto que conta com a participação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, e no dia 27 de dezembro, à mesma hora, vai tocar na Igreja de Reguengos de Monsaraz.

O Cante ao Menino vai poder ouvir-se também no dia 21 de dezembro com as atuações do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Quarteto de Cordas Baccus, Manuel Sérgio, José Manuel Farinha e o grupo “A Capela”. Este concerto vai realizar-se às 21h30 na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, em Monsaraz.

No dia 28 de dezembro, pelas 17h30, o coro de vozes femininas Vozes do Imaginário vai cantar junto ao Presépio de Rua de Monsaraz. A fechar, o Concerto de Reis decorre no mesmo local da vila medieval, no dia 6 de janeiro de 2014, às 18h, com a atuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version