ENTRAR

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Natal em Monção 2013 - Programa

Entre 15 de dezembro 2013 e 15 de janeiro 2014, decorre um concurso de presépios de Natal nas montras dos estabelecimentos comerciais. 

Neste desafio, apela-se à criatividade e imaginação dos proprietários na construção dos presépios que, segundo o regulamento, deverá privilegiar a utilização de material reciclável e tradicional como madeira, serrim, pedra, cortiça, cestaria, tecelagem etc.

Mercado de Natal no Senhor do Rio

Além da iluminação, animação e concurso, a quadra natalícia em Monção engloba outras atividades como exposições, ateliês, concertos musicais, mercado de Natal e atividades recreativas e festivas. No seu conjunto, pretendem criar momentos de confraternização à volta da celebração do nascimento de Jesus Cristo e a criação de diferentes sinergias de dinamização comercial.

Assim, no dia 7, pelas 15h00, a Biblioteca Municipal de Monção proporciona aos mais pequenos uma oficina de trabalho, coordenada pelas "Oficinas Danadas", que consiste na construção de elementos decorativos de Natal e posterior ornamentação de uma árvore de forma criativa.

No dia seguinte, 8 de dezembro, a zona ribeirinha do Senhor do Rio, em Segude, recebe um Mercado de Natal. Promovido pela junta de freguesia, consta da venda de artesanato, artigos em segunda mão e produtos hortícolas. Uma boa oportunidade para adquirir prendas únicas e personalizadas.

Duplo concerto da Banda Musical de Monção

No fim de semana posterior, dia 14, a Comissão de Festas em Honra à Virgem das Dores assinala o arranque da publicidade sonora com animação de rua e a distribuição de um cartão de boas festas com a frase "As melhores compras estão no comércio tradicional".

Esta iniciativa, feita em parceria com a Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Monção e Melgaço, tem como finalidade agradecer o apoio dos comerciantes na publicidade da festividade e incentivar, junto dos monçanenses e visitantes, a compra dos presentes de Natal no comércio tradicional.

No dia 19, realiza-se a Festa de Natal das Crianças acompanhadas pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Monção e, no dia 21, duplo concerto da Banda Musical de Monção no Cine Teatro João Verde com apresentações às 16h30 e 21h30.

Além de temas próprios da época, o espetáculo engloba composições de Óscar Navarro (Olá Contrabandistas e Arca de Noé), Jorge Salgueiro (Deu-la-Deu) e N Iwai (Tribute to Harry James). Agendado apenas um concerto, a forte procura "forçou" uma segunda apresentação.

Pai Natal chega de bicicleta ao centro histórico

No dia seguinte, 22 de dezembro, o Pai Natal chega de bicicleta ao centro histórico da vila. Vindos de diferentes locais do concelho, vários elementos do Clube de Cicloturismo de Monção, vestidos à Pai Natal, juntam-se na Praça Deu-la-Deu para uma tarde animada. Nos sacos, trazem balões e guloseimas para as crianças.

No dia 27, pelas 21h30, o grupo Vox Angelis sobe ao palco do Cine Teatro João Verde para um recital de Natal. Do programa constam obras alusivas à quadra e canções tradicionais portuguesas. Público presenteado com as dez grandes canções universais de Natal.

Na tarde do dia 29, decorre o habitual concerto de Natal e ano novo da Banda Juvenil da Banda Musical da Casa do Povo de Tangil. Constituída por cerca de meia centena de elementos, com idades entre 10 e 18 anos, a filarmónica juvenil oferece ao público uma tarde preenchida com interpretações recentes e composições natalícias.

Exposições na Casa do Curro e Casa Museu de Monção/UM

Ao longo do mês, estão patentes ao público três exposições/venda com artigos feitos à mão que constituem excelentes prendas de Natal. Na Casa do Curro, até ao dia 30, "mostram-se" trabalhos de artesanato dos alunos da Universidade Sénior de Monção. Parte da receita reverte a favor dos bombeiros monçanenses.

A Casa Museu de Monção/UM recebe duas exposições: até dia 7, um conjunto de trabalhos manuais dos utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Monção. Entre os dias 9 e 16, a habitual mostra dos utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, delegação de Monção.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version