ENTRAR

domingo, 1 de dezembro de 2013

Villa Sicó Penela no Natal 2013 - Programa

Neste Natal 2013 os Romanos estão de volta à Villa Sicó em Penela, em Dezembro, um cortejo Romano pelas ruas de Penela, uma tentativa de homicídio, uma crucificação, uma apresentação equestre romana e um casamento, tudo no domingo dia 08 de Dezembro em Penela. 

Emoções não faltarão no “regresso” dos romanos à vila de Penela, enquadrado na abertura do Penela Presépio no seio do sublime Castelo de Penela.

Quatro dezenas de figurantes convidarão a população a viajar mais de 2.000 anos no tempo, transformando a parte exterior do Castelo, num antigo mercado romano, a conviver com o maior presépio animado de Portugal, com a promoção e venda de vários produtos endógenos do território Sicó designadamente queijo Rabaçal, vinhos, azeite e mel, frutos secos, doçaria tradicional, artesanato, legumes e frutas, compotas, entre outros, como é o caso das ervas aromáticas e da cerâmica artística.

O evento será organizado pela associação Terras de Sicó em parceria com o Município de Penela que, através do projeto Villa Sicó, tem vindo a explorar o potencial turístico da herança deixada pelo povo romano nos concelhos de Pombal, Alvaiázere, Ansião, Soure, Condeixa-a-Nova e Penela.

Acções que para além de promover não só o Villa Sicó, pretende também levar a todos os que visitam os eventos, produtos endógenos bem como promover os seus produtores.

Na sua componente de valorização turística territorial, pretendemos desenvolver um programa de animação até ao final do ano, que convide o público a regressar no tempo e à temática, através de um conjunto de eventos de recriação histórica, envolvendo tradições e práticas do quotidiano, atividades económicas, mercados, promoção dos espaços musealizados, tendo como orientação um desafio aos promotores e agentes locais que se associarão à dinâmica em interação com o público num conjunto de espaços nos vários Municípios.

Programa:
10.00h – Abertura do mercado Romano (Castelo de Penela)
10.30h – Abertura do Penela Presépio
11.00h – Cortejo Romano pelas ruas da Vila de Penela
11.30h – Chegada do Cortejo ao Mercado Romano
Tentativa de Assassinato do Governador
14.00h – Cortejo Romano inserido abertura do programa “Somos Portugal” da TVI
15.30h – Julgamento e Crucificação do Assassino
16.00h – Demonstração Equestre
17.00h – Casamento Romano
18.00h – Espetáculo de Fogo
20.00h – Encerramento do Mercado Romano

Será desenvolvido em parceria com o Duecitânia Design Hotel um programa de visita ao Sicó Romano, intitulado “Da Saturnália ao Natal – Os festivais do solstício”, no qual os clientes poderão reviver num fim-de-semana toda a tradição romana e visitar o território e património romano na Terras de Sicó, bem como degustar os sabores da região e relaxar com os momentos de SPA Romano.

Programa:
Sexta, 06
18h00 – Recepção de Boas-Vindas com SPA Massagem
20h00 – Ceia Romana

Sábado, 07
09h00 – Partida para a visita turística ao Sicó Romano
10h00 – Visita a Conimbriga
11h30 – Visita à Villa Romano do Rabaçal
13h00 – Almoço volante Romano no Paço do Complexo de Santiago da Guarda
14h30 – Visita ao Complexo de Santiago da Guarda
15h30 – Visita Queijaria Queijo Rabaçal
16h00 – Visita a Lagar e Adega com prova de produtos endógenos
18h00 – SPA Massagem no Hotel
20h00 – Jantar Romano no Duecitânia Design Hotel com a presença do chefe Luís Lavrador e animação

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version