ENTRAR

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Sabores de Chaves 2014 - Programa e Cartaz

De 31 de janeiro a 02 de fevereiro de 2014, a cidade de Chaves vai de novo encher com mais uma mostra “Sabores de Chaves”. Aqui, o fumeiro é rei - no ano passado foram vendidas cerca de 20 toneladas - e o Pastel de Chaves é príncipe - com 17 mil unidades vendidas na última edição. 

A juntar aos enchidos, concebidos de forma artesanal, e ao famoso pastel de carne de vitela picada em massa folha, juntam-se os restantes artigos de panificação, os produtos da região (como a couve penca e a batata DOP) e o artesanato, perfazendo um volume de negócios estimado na ordem dos 250 mil euros. Durante os três dias, o pavilhão Municipal da cidade torna-se pequeno para acolher tanta gente.

Na edição do ano passado, mais de 30 mil pessoas acorreram ao certame, que visa recuperar toda uma tradição, sempre numa linha de fidelidade ao “saber fazer”, com sabores tradicionais genuínos e autênticos de elevada qualidade e reputação. Este saber, que perdura nas tradições das gentes flavienses, faz hoje parte do rico património cultural e gastronómico de Chaves. Em tempos meio de subsistência essencial para muitas famílias rurais, estes produtos ocupam hoje lugar de destaque à mesa dos portugueses. A crescente procura tem potenciado a sua comercialização e a realização de vários eventos regionais que, a par do surgimento de novas unidades produtivas, se afirmam como importantes agentes de desenvolvimento local.

Este ano, a mostra Sabores de Chaves conta com 54 expositores, dos quais 37 produtores agroalimentares, 17 dedicados ao artesanato e 3 institucionais, num total de 72 stands ocupados. De realçar que nesta edição a aposta recai em exclusivo nos produtores de Chaves, em oposição com as anteriores edições, assumindo assim estes um grande desafio, ao investirem na imagem e dimensão dos seus espaços.

Paralelamente, no Mercado Municipal, existirão tasquinhas que propõem aos visitantes experimentar e degustar muitas das afamadas iguarias flavienses.

Do programa do certame, destaque para dois concertos de música tradicional/Folk que terão lugar no recinto da feira, nas noites de sexta-feira e sábado, com início marcado para as 21h15. Na sexta-feira sobe ao palco o grupo “Enraizarte”, um projeto da Academia de Artes de Chaves com música tradicional da região. No sábado, o espetáculo ficará a cargo dos Galandum Galundaina, um grupo de Miranda do Douro, dos mais internacionais do Folk português. 

“Sabores de Chaves” reunidos em marca promocional comum 

O Município promove a mostra “Sabores de Chaves - Feira do Fumeiro” pelo nono ano consecutivo, inaugurando assim um ciclo anual de promoção e valorização dos produtos e da região, assentes na projeção da marca Sabores de Chaves. Seguir-se-á, na Páscoa, a Feira do Folar, em agosto a Feira do Pastel e para encerrar, em simultâneo com a Feira dos Santos, a Feira do Presunto, Vinho, Castanha e Mel.

Sob uma marca comum, “Sabores de Chaves” foi criada pelo município para distinguir os produtos agroalimentares produzidos no concelho, em especial os que utilizem matérias-primas locais, tendo em conta a necessidade de reposicionar no mercado os produtos tradicionais flavienses, dando-lhes uma imagem de qualidade e modernidade, capaz de gerar maior atratividade e competitividade.

SIC transmite em direto da “Sabores de Chaves” na tarde de domingo - dia 02 de fevereiro, das 14h00 às 20h00

O popular programa televisivo da SIC "Portugal em Festa" estará no último dia da mostra “Sabores de Chaves”, dia 02 de fevereiro (domingo), com uma mega emissão em direto de seis horas consecutivas. A referida emissão irá para o “ar” entre as 14h00 e as 20h00. O Município de Chaves convida a população a juntar-se à festa!  

Escolas preparam danças e cantares alusivos aos sabores e tradições do concelho para brilhar no evento “Sabores de Chaves”

Pelo sexto ano consecutivo, e de forma a envolver a comunidade escolar no evento “Sabores de Chaves”, a autarquia flaviense promove mais um Encontro de Danças e Cantares, com a participação das escolas do concelho.

Os estabelecimentos de ensino são convidados a participar com atuações, iniciativa agendada para as 14h30 de 31 de janeiro (sexta-feira), marcando assim a abertura do certame.    

As escolas participantes apresentam danças e canções alusivas ao evento, trabalhando a questão dos sabores e tradições do concelho, ao mesmo tempo que animam o público presente, que, ano após ano, enche o recinto da feira.

Refira-se que esta atividade já faz parte do plano de atividades das escolas, havendo uma evolução significativa a cada ano que passa.

PROGRAMA

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version