ENTRAR

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Carnaval Guarda 2014 Entrudo e Julgamento do Galo

O Julgamento e morte do Galo do Entrudo da Guarda passou a chamar-se “Entrudo e Morte do Galo” e vai ser na Praça Velha.

Nos anos anteriores, a Guarda assinalava a quadra com o espetáculo do "Julgamento e Morte do Galo do Entrudo", mas o novo executivo municipal decidiu aumentar o programa carnavalesco e promover atividades durante cinco dias.

O ponto alto do programa acontece no domingo, a partir das 21:30, com um espetáculo de rua que começa na praça do Município e termina na Praça Velha, junto da Sé Catedral.

Segundo a autarquia, o "Entrudo e Julgamento do Galo" é um desfile e espetáculo comunitário de "expiação", baseado "na tradição popular do Entrudo nas aldeias da região", que conta com a participação de cerca de 30 coletividades do concelho.

O espetáculo de rua costumava ser realizado na segunda-feira de Carnaval, mas o novo executivo municipal, liderado por Álvaro Amaro, decidiu antecipá-lo para a noite de domingo gordo.

A animação de Carnaval inclui ainda, entre outros eventos, um concerto pelo grupo UHF (sexta-feira, às 21:30), a iniciativa Tabernas do Entrudo no Paço (sábado e domingo), a representação da peça de teatro "A Grande Estreia" (segunda-feira, às 21:30) e a realização do Enterro do Entrudo, tradição em meio rural, na freguesia de Famalicão da Serra (dia de Carnaval).

Haverá também um "Rally da Alimentação" (sábado), um ateliê de máscaras orientado pelo artista plástico Daniel Martins (sábado), animação com DJ e uma rota dos bares do Entrudo.

Com a iniciativa "Guarda Folia", a autarquia da cidade mais alta do país pretende, entre outros objetivos, "promover a cultura tradicional e a raiz popular do Carnaval" da região e "projetar a Guarda a nível nacional com um Carnaval genuinamente português".

PROGRAMA


0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version