ENTRAR

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Feira do Queijo de Seia 2014

Restaurantes, pastelarias e comunidade do concelho de Seia são desafiados a confecionar doces a partir de produtos característicos deste território e com forte predominância na cultura local. O concurso decorre no âmbito da Feira do Queijo, nos dias 1 e 2 de março, e tem como objetivo último a criação de um doce típico do concelho de Seia.

Promovido pela Escola Profissional da Serra da Estrela, em parceria com a Câmara Municipal de Seia e a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, o concurso “Doces Sabores” subdivide-se nas categorias profissional, destinada a restaurantes e pastelarias, e na não profissional, para o público em geral. Os doces depois de sujeitos à avaliação poderão ser adquiridos por visitantes da Feira do Queijo, no dia 1 de Março os confeccionados por profissionais e no domingo os doces da comunidade.

Serão admissíveis a concurso três categorias de doces, doce de colher, pastel e biscoito e bolo. Só serão admitidos as iguarias que integrem na sua confecção algum ou alguns dos produtos endógenos, como queijo da Serra da Estrela, requeijão, mel, queijo de cabra e medronho, bem como outros produtos característicos deste território e com forte predominância na cultura local (abóbora, feijão, feijoca, castanha …).

Esta iniciativa pretende ser uma forma de motivar a comunidade a continuarem a respeitar os modos de produção, as receitas e o uso dos ingredientes genuínos que permitem manter a qualidade, a tipicidade e a diferença dos doces regionais.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version