ENTRAR

quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2014

Tasquinhas de Rio Maior 2014 - Programa, Preços e Informações

As 29.ª edição das Tasquinhas de Rio Maior 2014 decorrerá entre os dias 28 de Março a 6 de Abril, onde diversas associações e colectividades regionais dão a conhecer o que de melhor se faz na área da gastronomia, pondo à mesa petiscos que ano após ano vão conquistando milhares de apreciadores e terá entradas gratuítas de segunda a quinta.

Aos atractivos da boca juntam-se a animação musical, os concertos e actuações de Dj’s, os workshops de cozinha, numa festa que a autarquia riomaiorense considera ser “uma aposta ganha”, marcada pela “diversão, convívio entre as pessoas e a promoção do concelho através da gastronomia regional”.

Sendo uma mostra gastronómica, a Feira das Tasquinhas distingue-se de todos os outros festivais de gastronomia que ocorrem um pouco por todo o país. Na realidade, o acontecimento é sobretudo uma festa comunitária, um espaço e um tempo de convívio que se apresenta como elemento de sedimentação das sociabilidades regionais e, simultaneamente, factor de desenvolvimento do potencial económico da região.

Quando assistimos à gradual desertificação dos concelhos do interior, onde a sangria  de gentes conduz à anemia de muitas zonas do país, verificar a efervescência que anima esta festa gastronómica permite-nos encarar o futuro de Rio Maior com optimismo e tranquilidade.

A Feira das Tasquinhas, sustentada pelas catorze freguesias do concelho, apresenta-se como um projecto comum, revelador não apenas da sua vitalidade e dinâmica, mas também do compromisso e sentido de pertença dos munícipes em relação à sua terra natal.Constitui, desta forma, a afirmação do orgulho dos Riomaiorenses nas suas tradições, na sua gastronomia, na sua riqueza etnográfica, enfim, na sua identidade cultural.A crescente e surpreendente adesão do público incentivou a autarquia a promover novas edições desta Feira.

Atenta ao espírito que, desde o início, presidiu à iniciativa, a Câmara de Rio Maior definiu um regulamento pelo qual se limitava a participação às colectividades das diferentes freguesias, excluindo particulares e profissionais do ramo.A Feira das Tasquinhas, ultrapassou os objectivos iniciais e , de um espaço de convívio e apresentação gastronómica, passou a constituir também um espaço de exposição de actividades industriais e culturais, onde as artes plásticas, o artesanato a música e o desporto estão sempre presentes. 

Mais informações brevemente...

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version