ENTRAR

segunda-feira, 3 de março de 2014

Barcelos Cidade Medieval 2014 - Programa e Cartaz

De 29 de Maio a 2 de Junho 2014 vai se realizar um evento medieval diferente do que se tem visto em Barcelos, trata-se de Barcelos Cidade Medieval.

Além do habitual Mercado Medieval, o enfoque sobre a história de barcelos será um ponto assente. Relembrando assim o feito heroico dos Alcaides de Faria.

O evento “Barcelos Cidade Medieval” foi concebido por um grupo de associações barcelenses e algumas individualidades, as quais recentemente se agregaram numa associação, Burgo Divertido – Associação de Eventos.

A cidade que recebeu o seu primeiro foral por D. Afonso Henriques entre 1156 e 1169 merece, sem dúvida, e devido a toda a sua importância e contributo na formação do que é hoje Portugal, uma representação histórica à sua altura e com muito rigor.

Possuindo como fundamental objetivo proporcionar uma mudança efetiva ao que têm sido os “Mercados Medievais” em Barcelos, este projeto visa também dinamizar o concelho, envolvendo várias associações barcelenses, bem como diversos comerciantes residentes e não residentes.

O evento terá enfoque sobre o séc. XIV, devido aos importantes acontecimentos para a cidade que tiveram lugar durante esse século. Destes, destacamos os seguintes quadros, segundo a importância que terão no evento:

O episódio realizado pelos Alcaides de Faria durante as guerras Fernandinas, em 1373, finais do séc. XIV, que se passou no castelo de Faria, tendo como protagonistas o alcaide Nuno Gonçalves e seu filho Gonçalo Nunes;

D. Nuno Álvares Pereira foi sétimo conde de Barcelos nos finais do séc. XIV;

A edificação da ponte medieval em 1325 e a sua conclusão em 1328, e início da construção da Igreja Matriz.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version