ENTRAR

sábado, 1 de março de 2014

Feira Quinhentista de Torres Novas 2014 - 5 a 8 Junho

De 5 a 8 de junho 2014, realiza-se mais uma edição da Feira Medieval de Torres Novas, o principal evento do ano, fruto da adesão e destaque que tem obtido ao longo dos anos. Organizado pela Turrisespaços, conta com o apoio do Município e pretende envolver ainda mais a comunidade, coletividades e associações locais.

Em relação ao tema este ano escolheu-se um muito querido para os torrejanos e que se foca “Na Senda de Gil Paes – recordando o sacrifício do herói”. 

Desta forma, após cinco anos consecutivos e, depois de revisitar o período manuelino, em 2010 (“Revisitar D. Manuel I – 500 anos do Foral Novo”), de receber com toda a pompa o pequeno Afonso V, em 2011 (“A Chegada do Rei Menor – Cortes de 1438”), de assistir aos juramentos do contrato de casamento da princesa D.ª Isabel com o Imperador Carlos V, em 2012 (“O Dote da Princesa – Cortes de 1525”), e de acolher a Rainha Santa Isabel como nova senhora de Torres Novas, em 2013 (“Por Terras da Rainha Santa” – doação da vila em 1307), Torres Novas volta a rebuscar no seu passado, pleno de passagens decisivas na história de Portugal, mais um tema a desenvolver para a reconstituição histórica da sua feira.

Considerada uma das melhores Feiras Medievais da Península Ibérica é um evento de âmbito nacional e único na região, destacando-se de outros que acontecem no nosso país pela sua forte componente pedagógica, útil na transmissão de conhecimentos sobre a história local e nacional, a par do rigor histórico inerente a todo o evento. Um programa de animação permanente, performances musicais e teatrais que fazem a contextualização histórica, cortejos e danças, a par de um programa de atividades lúdicas e de interpretação histórica, asseguram a sua forte componente pedagógica.


Cumprindo largamente o propósito de envolver e aproximar a comunidade, este evento constitui, hoje, o principal momento cultural do concelho, granjeando a participação ativa e abrangente das coletividades e associações locais, contando ainda com o trabalho empenhado de centenas de voluntários. Em suma, e volvidas quatro edições, duas das quais financiadas comunitariamente, através do QREN, está hoje consolidado e apropriado por um público crescente, um produto turístico de referência na região e prestigiado a nível nacional, que promove a história do país e do concelho de forma lúdica e participada, acessível a qualquer tipo de público. Uma festa cheia de cor, cheiros e sabores de outrora, que convida o visitante a uma viagem pelas memórias da história.   

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version