ENTRAR

terça-feira, 27 de maio de 2014

Festas de Matosinhos 2014 - Programa, Cartaz e Horários

As Festas do Senhor de Matosinhos 2014 decorrem de 23 de maio a 15 de junho e é um momento alto entre as romarias do concelho e do norte do país, tendo adquirido novas dinâmicas com as notáveis acessibilidades com que Matosinhos foi dotado. 

Prolongando-se por quase três semanas de festividades religiosas e atividades lúdicas, culturais e desportivas, milhares de lâmpadas iluminam o espaço da festa e a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, cujos altares são artisticamente decorados com lindíssimas flores. No templo, obra de Nasoni, rezam-se sermões e missas, de festa e solenes, e sai uma grandiosa procissão ao Senhor do Padrão. 

Bandas de música animam as ruas e os tradicionais coretos, expõe-se artesanato, rememoram-se lendas e tradições, mostra-se o Inventário do Património Arquitetónico e Religioso de Matosinhos ou, em jeito de festival, divulgam-se os receituários gastronómicos de peixes e de mariscos. 

Entre o fogo de bonecos, na terça feira à tarde e o esplendoroso fogo de artifício de sábado à noite, há matraquilhos, carrosséis e carrinhos de choque, farturas, sardinhas assadas e caldo verde ou, forma suprema de ir à festa, comprar louça tradicional nas barraquinhas da Feira da Louça.

Destaques das Festas

A Feira de Artesanato, a Feira da Louça, a Feira do Livro Municipal, os doces regionais, as farturas, o pão com chouriço, as bifanas, a sardinha assada, o caldo verde, os carrosséis, o fogo de bonecos e o fogo-de-artifício estão de regresso, assim como a animação cultural.

Teatro, música popular e clássica, cinema, exposições, lançamento de livros, noites de fado, festivais de folclore, desfile de fanfarras e tunas académicas, são algumas das atividade previstas.

No feriado municipal, assinalado a 10 de junho, destaque para a Eucaristia Solene do Bom Jesus de Matosinhos, presidida por D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto, na Igreja Matriz, a partir das 11h00 e ainda a tradicional sessão de fogo dos bonecos no Parque 25 de Abril, pelas 19h00.

Os altares floridos da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos suscitam sempre uma enorme curiosidade e este ano não será exceção.

A Procissão do Senhor de Matosinhos, dia 8 de junho, movimenta muitos fiéis pelas principais artérias do centro da cidade, proporcionando um forte momento de emoção na chegada à praia, junto ao Monumento do Senhor do Padrão.

Feira de Artesanato de Matosinhos 2014

Quem visita as Festas do Senhor de Matosinhos já se habituou a percorrer a zona central da Avenida D. Afonso Henriques, que acolhe as artes e ofícios mais tradicionais.

A FAMA- Feira de Artesanato de Matosinhos, organizada pela Câmara Municipal em parceria com a ANDARTE- Associação de Artesãos de Matosinhos, assume um papel cada vez mais importante no programa das Festas da Cidade, dando a conhecer o que de melhor se faz no nosso país no que respeita ao artesanato.

Inaugurada no passado dia 24 de maio, pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, a FAMA conta este ano com 110 stands, que representam diferentes tipos de artesanato do país e das suas regiões.

Cerâmica figurativa, arte sacra, trabalhos em couro, em terracota, louça alentejana, vitrofusão, brinquedos tradicionais em madeira e chapa, filigrana, gastronomia de diferentes pontos do país, são alguns dos atrativos deste ano.

Além do Dr. Guilherme Pinto, visitaram a FAMA a Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Dr.ª Palmira Macedo, o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Eduardo Pinheiro, e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha.

A 15ª edição da FAMA pode ser visitada até ao próximo dia 15 de junho, durante a semana ente as 16h e as 24h, e ao fim de semana e feriados entre as 14h e as 24h.

PROGRAMA COMPLETO


0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version