ENTRAR

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Mercados Ribeirinhos 2014 em Constância - Programa e Horários

Produtos Locais, artesanato, turismo de interior, hortofrutícolas e plantas, cinema, música, actividades de desporto e aventura, gastronomia tradicional e muita animação compõem o cardápio do Mercado Ribeirinho de Constância nos próximos dias 11, 12 e 13 de Julho, no PomTeze.

Este evento de três dias, da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Constância, acrescenta ao mercado de produtos locais e artesanato mais uma componente, o turismo de interior. As empresas de animação turística e unidades de alojamento em espaço rural da região foram desafiadas pela organização a mostrar a suas ofertas aos visitantes dos Mercados Ribeirinhos, no encontro dos rios Zêzere e Tejo. 

Haverá, também no PomTeze, nas manhãs do fim-de-semana, mercado de produtos hortofrutícolas e plantas que serão animados no sábado, dia 12, com uma demonstração de cozinha ao vivo pelos agricultores. No domingo, dia 13, será a vez do Grupo de Cantares da Universidade Sénior de Constância actuar durante a mostra e comercialização destes artigos frescos. 

Este festival, da estratégia de eficiência colectiva PROVERE - Mercados do Tejo - Rede para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Tejo, terá integrado no seu primeiro dia, (11 de Julho) o encontro final do projecto Tejo/Tajo Vivo. Com um programa próprio a decorrer no Centro Náutico de Constância, esta iniciativa juntará os 17 parceiros portugueses e espanhóis da Rede para a valorização dos Territórios vinculados ao Tejo para assinatura de novo protocolo de cooperação transnacional.

Da animação é de destacar a sessão de cinema ao ar livre, da Associação Cultural Palha de Abrantes, e o espectáculo Fado na Praça, na sexta-feira, dia 11 de Julho. Os fadistas Dora Maria, Joana Cota, João Chora e Ruca Fernandes, acompanhados pelos músicos Bruno Mira e Rui Santos, cantarão a partir das varandas da Praça Alexandre Herculano, onde os visitantes podem petiscar nos estabelecimentos de cafetaria existentes. Os interessados devem reservar mesa, através dos contactos do Posto de Turismo de Constância (telefone 249 730 052 ou pelo email turimo@cm-constancia.pt). 

A Festa Jovem, da Junta de Freguesia de Constância integra, também, os Mercados Ribeirinhos, começando a partir das 15h de sábado (12 de Julho), com insufláveis e jogos tradicionais para as crianças. A partir das 21h30 contará com as actuações do “Palhaço Pintarolas” e do grupo Moviritmo, da Escola de Ensino Básico 2, 3/S Luís de Camões, e termina pela noite dentro com DJs.   

Nas actividades de desporto e aventura as ofertas são bastante diversificadas. No primeiro dia (11 de Julho) haverá uma prova de orientação nocturna em formato Scoore 100, dinamizada pela empresa Ponto Aventura. 

Já o sábado, dia 12, começa no campo de volei de praia com um torneio de que só irá terminar às 20h. A organização pertence ao Clube Estrela Verde que admite a inscrição de 12 duplas para a prática da modalidade. A participação tem um custo de 10 euros e os interessados devem contactar esta colectividade através do email clubeestrelaverde@gmail.com. 

Às 17h do segundo dia dos Mercados Ribeirinhos será realizado um workshop de karaté, pela Associação Nacional de Artes Marciais - Núcleo de Constância. Esta demonstração a cargo do mestre João Cardiga pretende introduzir a prática aos participantes, sendo de nível inicial. (inscrições através do site da TAGUS).

Ainda, no sábado, haverá uma descida nocturna em canoagem, da vila de Constância até Vila Nova da Barquinha. A inscrição, no valor de 17,50 euros, inclui um reforço alimentar no final constituído por caldo verde e pão com chouriço e pode ser feita através do email geral@pontoaventura.com.

A mesma organização dinamiza na manhã de domingo, dia 13, um cross adventure com diferentes desafios, uma tshirt alusiva ao evento para todos os participantes e troféu para os três melhores classificados.

Uma aula de zumba, pelo Ginásio Municipal de Constância, e descobrir o bosque ripícola da ribeira da Foz é outra das propostas para o terceiro dia de festa (13 de Julho). A concentração para este delicioso percurso pedestre de observação e interpretação da Natureza está marcada para as 9h, na Ecoteca do Parque Ambiental de Santa Margarida. Com o máximo de 20 inscrições, este passeio de 6,5 km tem o grau de dificuldade considerável devido ao terreno acidentado. Os interessados podem manifestar a sua participação através dos contactos do Parque Ambiental (telefone 249 736 929 e email parqueambiental@cm-constancia.pt).

No local onde se centra a maioria das actividades do Mercado Ribeirinho de Constância, apoiado pelo Programa Operacional Regional do Centro - Mais Centro, do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) e pela Abordagem LEADER, do Programa de Desenvolvimento Rural (ProDeR), existirá também uma tasquinha no espaço Zêzere com gastronomia tradicional, confeccionada pelo Clube Estrela Verde. Uma taberna com petiscos e vinhos da região, dinamizada pela JICA – Juventude Inovadora com Atitude, será outra das estruturas a dar apoio ao evento.

O Centro Ciência Viva complementa a festa com visitas orientadas ao parque astronómico exterior, sessões de planetário e observação solar nas tardes de sábado e domingo (12 e 13). No dia 12 de Julho pode, ainda, fazer uma observação astronómica nocturna.

Mercado Ribeirinho de Constância

Programa*
11, 12 e 13.JUL.
Mercado de Produtos Locais, Artesanato e Turismo de Interior
Tasquinha Tradicional
Taberna

11.JUL.
09h Encontro Final Tejo Vivo – Rede para a valorização dos territórios do Tejo [Centro Náutico de Constância]
18h00 Abertura do Mercado Ribeirinho de Constância [POMTEZE]
19h00 Inauguração oficial 
Animação com banda filarmónica ou grupo de animação
18h00 Mercado de Produtos Locais, Artesanato e Turismo de Interior [POMTEZE]
18h00 Tasquinha [Espaço Zêzere]
19h00 Taberna [POMTEZE]
21h15 Orientação Noturna em formato Scoore 100 [Anfiteatro dos Rios]
21h30 Cinema ao ar livre
22h00 Espectáculo “Fado na Praça” [Praça Alexandre Herculano]
00h00 Encerramento

12.JUL.
08h00 Torneio de volei de praia [POMTEZE]
09h00 Mercado de Produtos Hortofrutícolas e Flores
10h30 Cozinha ao vivo - agricultores
12h00 Tasquinha [Espaço Zêzere]
15h00 Mercado de Produtos Locais, Artesanato e Turismo de Interior [POMTEZE]
15h00 Insufláveis e jogos tradicionais
15h00 Visitas orientadas ao parque astronómico exterior [Centro Ciência Viva]
Sessões de planetário
Observação solar  
15h00 Animação 
17h00 Workshop de Karaté [POMTEZE]
18h00 Tasquinha [Espaço Zêzere]
19h00 Yoga [POMTEZE]
19h00 Taberna [POMTEZE]
21h00 Canoagem Nocturna Constância – Vila Nova da Barquinha [anfiteatro dos Rios]
21h00 Observação astronómica nocturna [Centro Ciência Viva]
21h30 Espectáculo infantil “O Palhaço Pintarolas” 
22h30 Actuação do grupo Moviritmo, da escola EB 2, 3/S Luís de Camões
23h00 Animação com dj’s
02h00 Encerramento

13.JUL.
08h00 Cross Adventure [Anfiteatro dos Rios]
09h00 Percurso Pedestre de Observação e Interpretação da Natureza “Descobrir o bosque ripícola da ribeira da Foz” [PASM]
09h00 Mercado de Produtos Hortofrutícolas e Flores
Animação Grupo de Cantares da Universidade Sénior
10h30 Aula de zumba [POMTEZE]
12h00 Tasquinha [Espaço Zêzere]
15h00 Mercado de Produtos Locais, Artesanato e Turismo de Interior [POMTEZE]
15h00 Animação
15h00 Visitas orientadas ao parque astronómico exterior [Centro Ciência Viva]
Sessões de planetário
Observação solar  
16h00 Animação
18h00 Tasquinha [Espaço Zêzere]
18h00 Taberna [POMTEZE]
22h00 Encerramento

*sujeito a alterações

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version