ENTRAR

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Dias Medievais de Castro Marim 2014 - Programa e Cartaz

Entre os dias 28 e 31 de Agosto 2014, a Vila de Castro Marim vai oferecer a todos os visitantes uma lição de História ao vivo. Durante quatro animados dias e noites, o tempo vai retroceder até à época medieval, que é recriada durante este dias com grande rigor.

O cenário ideal para esta viagem ao passado é o Castelo da Vila de Castro Marim, local que já foi palco de inúmeros acontecimentos no passado, e agora, nos nossos dias recebe de novo o Rei, Rainha, cavaleiros de armaduras reluzentes, bobos e jograis, comerciantes, monges, damas e nobres.

Os serões são animados com os torneios a cavalo e a pé, pelo teatro de rua, pela exposição dos instrumentos de tortura, por música da época, pela feira e os banquetes que vão reacender a magia e mistério de tempos idos.

Não perca esta lição de história e venha viajar até à Idade Medieval, na 17ª edição dos Dias Medievais no Castelo de Castro Marim.

Torneios

Durante os Dias Medievais em Castro Marim são recriados os torneios medievais na Liça do Castelo, onde os cavaleiros demonstram toda a sua coragem e destreza no manejo das várias armas que tinham ao seu dispor, na luta a cavalo e na luta corpo a corpo.

Nos tempos medievais, estes torneios realizavam-se constantemente e tinham duas funções, a de entretenimento e para que os cavaleiros exercitasse a arte da guerra, algo que também era muito comum nesta época.

Uma das modalidades mais apreciada era o tiro com arco, sendo este uma excelente arma de caça, tornando-se num dos passatempos da nobreza.

Desfiles

O primeiro e o último dia deste evento é assinalado com um grandioso desfile histórico pelas ruas da vila onde participam centenas de figurantes. 

População local e visitantes trajam-se a rigor representando as diferentes classes sociais de então: clero, nobreza, burguesia e povo.

As ruas da vila enchem-se de multidão que assiste à passagem do desfile, sempre acompanhado por malabaristas, equilibristas,  bobos e outros animadores que despertam gargalhadas e entusiasmo junto do público, motivando-os para esta viagem ao mundo medieval.

Ofícios

Durante os festejos medievais, são recriados no interior das muralhas as artes e ofícios existentes na Idade Média, sendo a maior parte destas recriações executadas por habilidosos artesãos do concelho.

Demonstram-se, ao vivo, antigas profissões como o Ourives, Picheleiros, Tosadores, Cirieiros, Carpinteiros, Pedreiros, Oleiros, Telheiros, Barbeiros, Ferreiros, Ferrradores, Latoeiros, Sapateiros, Estalajadeiros, Almocreves, Fruteiras, Regateiras, Vendedeiras, Padeiras, Hortelãos e Pomareiros, Tanoeiros, Peleiros e Vendedores de sal.

Animação Infantil

Durante os Dias Medievais de Castro Marim decorrem diferentes e animadas atividades destinadas apenas aos mais novos. A imaginação não tem limites, com a vila transformada numa agitada cidade medieval. As crianças têm a oportunidade de experimentar passeios de burro, confecionar pão, construir o seu escudo e espada e participar em minitorneios, entre muitos outros jogos tradicionais da referente época, numa verdadeira viagem no tempo.

Banquete Medieval

Um dos momentos sempre aguardados com grande expectativa nos Dias Medievais são os banquetes, que reúnem centenas de comensais no interior do Castelo Velho.

Os banquetes deliciam todos aqueles que provam a gastronomia da época e as suas iguarias.

Exposição de Tortura

Durante os Dias Medievais é possível observar no Paiol do Castelo a Exposição dos Instrumentos de Tortura e Punição. Nesta exposição são exibidas réplicas de alguns instrumentos utilizados na Idade Média, tais como, a Jaula Suspensa, a roda, o Empalamento, a Forca ou o Garrote Espanhol, mostrando-nos uma das razões pela qual a Idade Média é considerada por muitos como a Idade das Trevas.

A idade medieval foi uma época de grandes feitos, marcada por uma grande religiosidade, pelas cruzadas, pelas lutas contra os infiéis e o paganismo.

Bilheteiras
de 28 a 31 de Agosto
das 15h às 23h

Preçario
Castelo de Castro Marim:
0 aos 5 anos: 
6 aos 11 anos:  *
A partir dos 12 anos:  *

* Recebe uma coroa e um copo em barro alusivo à XI Edição dos Dias Medievais

Forte de São Sebastião: Entrada Livre

Banquete Medieval: (Preço Único e inclui a entrada no Castelo) 
(reservas através do nº 281 510 778)

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version