ENTRAR

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

CNEMA em Santarém com Chocolates e Licores Conventuais e Tradicionais

O CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, volta a colocar em destaque os produtos portugueses ao promover vários Concursos Nacionais entre 25 de Fevereiro e 22 de Maio.

Estas iniciativas, realizadas em prova cega, têm como objectivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo, promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores.

Com a realização destas atividades o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas pretende premiar, promover, valorizar e divulgar a qualidade, especificidade e a diversidade dos produtos portugueses.

A 2ª edição do Concurso Nacional de Chocolates Tradicionais que o CNEMA realiza em conjunto com a Qualifica – que assume a respectiva Direcção – decorre no dia 25 de fevereiro e está aberto a todos os produtores de chocolates tradicionais que beneficiem do uso da marca colectiva de associação ÉQUALIFICADO, ou que demonstrem cumprir os requisitos constantes do Documento 029 CQ 01 - CRITÉRIOS PARA QUALIFICAÇÃO DE PRODUTOS TRADICIONAIS aprovado pela QUALIFICA.

A entrega das amostras deve ser feita no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, até às 17h 30m do dia 24 de Fevereiro de 2015, devendo a embalagem mencionar expressamente e de forma bem visível “produto para o concurso nacional de chocolates tradicionais”.

Já o 4º Concurso Nacional de Licores Conventuais e Tradicionais Portugueses também se realiza na  próxima semana, mas no dia 26. 

A competição está aberta a todos os produtores cujos nomes estejam reconhecidos como IG, beneficiem do uso da marca colectiva de associação ÉQUALIFICADO ou que demonstrem cumprir os requisitos constantes do Documento 029 CQ 01 - CRITÉRIOS PARA QUALIFICAÇÃO DE PRODUTOS TRADICIONAIS, aprovado pela QUALIFICA.

Para esta prova, a entrega das amostras deve ser feita no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, até às 17h 30m do dia 24 de Fevereiro, devendo a embalagem mencionar expressamente e de forma bem visível “produto para o concurso de licores conventuais e tradicionais”. 

A partir de Março, as competições são as seguintes:

Concurso Nacional de Doçaria Conventual Portuguesa – 5 de março
Concurso Nacional de Doçaria Tradicional Popular Portuguesa – 6 de março
Concurso Nacional de Carnes Tradicionais Portuguesas – 17 de março
Concurso Nacional de Enchidos, Presuntos e Ensacados Tradicionais Portugueses – 17 e 18 de março
Concurso Nacional de Pão, Broas, Folares e Bôlas Tradicionais Portuguesas – 24 de março
Concurso Nacional de Queijos Tradicionais Portugueses – 25 de março
Concurso Nacional de Conservas de Pescado Tradicionais Portuguesas – 31 de março
Concurso Nacional de Conservas de Azeitona – 31 de março
Concurso Nacional de Vinagres – 7 de abril
Concurso Nacional de Sal, Ervas Aromáticas e Condimentos – 7 de abril
Concurso Nacional de Sidras e Cervejas Tradicionais – 8 de abril
Concurso Nacional de Sumos, Néctares e Concentrados de Fruta – 8 de abril

O Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra a decorrer nos dias 14,15 e 22 de Maio será realizado em conjunto com o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo e ainda durante o mês de Maio realiza-se o Concurso Nacional de Mel, organizado pelo CNEMA e pela Federação Nacional dos Apicultores de Portugal.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version