ENTRAR

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Março com Sabores do Mar 2015 Programa e Cartaz

O Município de Esposende aposta no Março com Sabores do Mar 2015 para atrair gente ao concelho, no evento gastronómico já vai na 16.ª edição.

Ao longo de todo o mês de março, a gastronomia, particularmente os pratos de peixe e de marisco, está em evidência e é servida com um conjunto muito variado de atividades.

Este ano, o evento conta com a adesão de 26 restaurantes do concelho, 11 dos quais participam no Concurso Gastronómico “Março com Sabores do Mar”. A par deste certame, decorrerão também os concursos gastronómicos “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, promovido em parceria com a Escola Profissional de Esposende e direcionado para os alunos da área da restauração e cozinha, e “Cantinas com Sabores do Mar”, dirigido às cantinas das escolas e instituições do concelho.

Além de vários outros parceiros, as pastelarias voltam a associar-se ao evento, sendo que nesta edição participam nove, assim como as cinco quintas produtoras de vinho do concelho e as unidades hoteleiras, que oferecem descontos na estadia.

Uma das novidades desta edição é o passaporte “Março com Sabores do Mar”, que visa fomentar a itinerância dos comensais pelos restaurantes aderentes. Os utilizadores do passaporte terão direito à degustação de uma clarinha (ou outra sobremesa a propor pela unidade de restauração) sempre que solicitem um dos pratos incluído na iniciativa “Março com Sabores do Mar”. Os passaportes mais carimbados, de acordo com quatro escalões (5 pratos, 10 pratos, 15 pratos e 20 pratos), serão brindados com uma lembrança da Câmara Municipal, a levantar no Centro de Informação Turística de Esposende, durante o mês de abril. Tal como sucede com os talões de desconto incluídos na brochura do evento, o passaporte possibilita usufruir de um desconto de 10%, não acumulável, sobre o valor do alojamento nas unidades aderentes, e entrada nas Piscinas Foz do Cávado. 

Novidade será também a divulgação da composição definitiva do prato típico de Esposende, com base no polvo da pedra e nos hortícolas da região, aquando da divulgação dos premiados nos vários concursos, no dia 31 de março.

O Fim-de-semana Gastronómico do cartaz da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, a decorrer nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1 de março, marca o início do evento “Março com Sabores do Mar”. Nos restaurantes aderentes a proposta passa pela Lampreia, Vinhos Verdes do concelho e Clarinhas de Fão.

A componente formativa está, uma vez mais, associada ao evento, numa parceria com a Escola Profissional de Esposende. No dia 9 decorrerá um workshop de cozinha, orientado pelo Chefe Artur Gomes, do restaurante "Casa da Música", e no dia 14, terá lugar o workshop de cozinha infantil "Mãos na massa", com Mário Rodrigues, Teresa Cunha Pinto e Bárbara Yu Belo. Para o dia 21 estão agendados dois workshops, nomeadamente "Preparação e modos de confeção de lampreia", com a colaboração da Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende, e "Refeições caseiras para levar para o trabalho", com o Chefe José Alexandre. Luis Rocha, do restaurante "Casa da Música" vai orientar, no dia 12, um workshop sobre "O serviço de mesa", e o enófilo José Silva a ação de formação "Conhecer os vinhos verdes", no dia 23, no Centro de Informação Turística.

Numa organização da Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende, no fim-de-semana de 20 e 21 de março, realiza-se a Festa Gastronómica da Lampreia do Rio Cávado, junto à Lota de Esposende.

O Festival das Sopas, organizado pela Escola Básica de Apúlia e respetiva Associação de Pais, integra também o programa desta edição. Dirigido às escolas será desenvolvida a atividade “A Escola vai à lota”, em colaboração com a Associação de Pescadores Profissionais do Concelho.

Paralelamente à componente gastronómica, há um vasto programa de animação associado ao evento, com atividades muito variadas e abrangentes.

Assim, na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, estará patente, ao longo de todo o mês, a exposição "O mar como tema literário". Em março, a Hora do Conto versará sobre “Lendas do Mar”, baseada na obra homónima de José Jorge Letria.

No dia 15 de março, no Largo Rodrigues Sampaio, em Esposende, terá lugar a Feira de Artesanato e Produtos Endógenos. O Campo de S. Miguel, em Marinhas, acolhe, no dia 28, o III Encontro de Bicicletas Antigas, com degustação de produtos locais, e no dia 29, o IX Festival de Folclore, eventos organizados pelo Rancho Folclórico "Danças e Cantares de Marinhas".

O Ciclo “Jovens de Valor” da Casa da Juventude vai abordar, no dia 20, os "Jovens com valor na gastronomia".

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version