Neste Natal e Reveillon 2013-2014 o Algarve tem uma série de eventos e espectaculos agendados para si. O primeiro está marcado para o próximo sábado, 23 de Novembro, no cineteatro de Loulé, com o flamenco de Oscar de los Reys e Luna Fabiola.
Além do espetáculo desta dança de ritmo vigoroso, às 21h30, quem estiver na região terá muitos pretextos para sair até ao fim de dezembro, ou não fosse esta a época festiva mais aguardada do ano.
Além do espetáculo desta dança de ritmo vigoroso, às 21h30, quem estiver na região terá muitos pretextos para sair até ao fim de dezembro, ou não fosse esta a época festiva mais aguardada do ano.
O calendário de eventos abre então com flamenco. Oscar de los Reys convida a coreógrafa e bailarina Luna Fabiola para pouco mais de uma hora de espetáculo intenso, acompanhado na voz por Jesus Flores e na guitarra por Juan Torres. O bilhete custa 10 euros.
Para atender aos bons garfos espalhados pela região, o espaço multiusos de Aljezur abre-se ao Festival da Batata-doce, onde esta planta de polpa açucarada é o centro das atenções. Decorre de 29 a 01 de dezembro, das 12h00 às 24h00 (no dia 01 encerra às 22h00), numa «lógica de complementaridade» entre a agricultura, a indústria, o comércio, o turismo e os serviços, explica a organização (Câmara Municipal de Aljezur e Associação de Produtores da Batata-doce de Aljezur).
Tempo agora para a música, com o concerto dos Dead Combo no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, dia 30, às 21h30. Os músicos Tó Trips e Pedro Gonçalves surgem na região ao som do seu último álbum – «Lisboa Mulata» (2011) – tirando da cartola temas experimentais e clássicos, em simultâneo. Vale a pena ver e ouvir o grupo que encarna personagens saídas (assim parece) da banda desenhada. O preço dos bilhetes varia entre os 10 euros (balcão) e os 12 euros (plateia).
No início de dezembro, em concreto no dia 06, sugere-se um programa mais natalício, com a abertura ao público de um presépio gigante no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António. Todos os anos cresce e agora apresenta-se com mais de quatro mil figuras que retratam profissões tão diversas quanto a de moleiro, padeiro, pescador e ferrador. Para fazer os encantos dos miúdos e graúdos, a exposição do presépio estará patente até 12 de janeiro, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00.
O dia seguinte (07) poderá ser uma boa oportunidade para quem ainda não tiver comprado os presentes de Natal, já que tem lugar a Feira da Serra de Loulé com os seus expositores de artesanato. Aqui estarão artigos tradicionais feitos à mão sobretudo por artesãos da serra algarvia, ideais para oferecer à família e aos amigos. Este ano a mostra mantém-se na rua, mais precisamente na avenida José da Costa Mealha, das 10h00 às 17h00.
Em Portimão, o dia 20 tem um concerto agendado com David Fonseca. Começa às 21h30, no TEMPO, para apresentar o projeto «Seasons – Falling», iniciado na primavera de 2012 com «Rising» e que agora continua, no outono, com «Falling». O cantautor português, fiel à sua linha de experimentação, desta vez decidiu retratar um ano da sua vida em canções. É o que propõe então este concerto, ao preço único de 15 euros.
Um dia depois chega ao Teatro das Figuras, em Faro, o espetáculo «Sonho de uma Noite de Verão», interpretado pela Companhia de Dança do Algarve. O bailado inspirado na peça de William Shakespeare fala das relações amorosas de quatro jovens – Lisandro, Demétrio, Helena e Hérmia – que se cruzam numa floresta povoada por elfos, ninfas e fadas. Para assistir dia 21, a partir das 21h30, por 10 euros.
E porque dezembro é também o mês do réveillon, o calendário de eventos algarvio inclui propostas diferentes para aquela que é uma das noites mais cobiçadas do ano. Para quem já resolveu passar a meia-noite fora de casa, o Algarve preparou fogo de artifício, concertos e muita animação, assumindo-se como a região perfeita para dar as boas-vindas a 2014. Em Albufeira, por exemplo, a entrada no novo ano volta a ser celebrada na zona da Oura, entre artistas de rua e um espetáculo pirotécnico, e na praia dos Pescadores, onde cantará Richie Campbell depois da atuação, às 22h00, do DJ China e da cantora norte-americana Kat Blu.
Em Monte Gordo a festa também arrancará cedo. A partir das 22h30, a avenida marginal vai ser invadida pela música de David Carreira e mais tarde pelas cores e estampidos do fogo de artifício. Entretanto, na praça Marquês de Pombal de Vila Real de Santo António vai ouvir-se música com bom ritmo num concerto que espevitará as pessoas presentes.
|
0 comentários :
Enviar um comentário