De 29 de Maio a 2 de Junho 2014 vai se realizar um evento medieval diferente do que se tem visto em Barcelos, trata-se de Barcelos Cidade Medieval.
Além do habitual Mercado Medieval, o enfoque sobre a história de barcelos será um ponto assente. Relembrando assim o feito heroico dos Alcaides de Faria.
O evento “Barcelos Cidade Medieval” foi concebido por um grupo de associações barcelenses e algumas individualidades, as quais recentemente se agregaram numa associação, Burgo Divertido – Associação de Eventos.
A cidade que recebeu o seu primeiro foral por D. Afonso Henriques entre 1156 e 1169 merece, sem dúvida, e devido a toda a sua importância e contributo na formação do que é hoje Portugal, uma representação histórica à sua altura e com muito rigor.
Possuindo como fundamental objetivo proporcionar uma mudança efetiva ao que têm sido os “Mercados Medievais” em Barcelos, este projeto visa também dinamizar o concelho, envolvendo várias associações barcelenses, bem como diversos comerciantes residentes e não residentes.
O evento terá enfoque sobre o séc. XIV, devido aos importantes acontecimentos para a cidade que tiveram lugar durante esse século. Destes, destacamos os seguintes quadros, segundo a importância que terão no evento:
O episódio realizado pelos Alcaides de Faria durante as guerras Fernandinas, em 1373, finais do séc. XIV, que se passou no castelo de Faria, tendo como protagonistas o alcaide Nuno Gonçalves e seu filho Gonçalo Nunes;
D. Nuno Álvares Pereira foi sétimo conde de Barcelos nos finais do séc. XIV;
A edificação da ponte medieval em 1325 e a sua conclusão em 1328, e início da construção da Igreja Matriz.
|
0 comentários :
Enviar um comentário